Avaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reais
dc.contributor.advisor | ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI | |
dc.contributor.author | Tebechrani, Frederico Zamboni | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Tebechrani, Frederico Zamboni | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:15:06Z | |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T22:11:08Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:15:06Z | |
dc.date.available | 2015-10-07T22:11:08Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Desde a criação do Programa de Concessões Rodoviárias na década passada, a concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido feita por meio de leilões. Independentemente do formato do leilão, uma questão se repete aos potenciais investidores: como avaliar financeiramente uma concessão? O tradicional método do Fluxo de Caixa Descontado utilizado na avaliação de projetos de infraestrutura não leva em conta as flexibilidades gerenciais de cada projeto. O objetivo do trabalho é aplicar a Teoria de Opções Reais no apreçamento dessas flexibilidades, capturando seu valor na avaliação de uma concessão. Em especial, além das opções de abandono e expansão que são comuns a projetos de diferentes setores, o trabalho avalia a opção de renegociação do contrato de concessão, cujo exercício tem se tornado mais frequente no segmento de concessões rodoviárias. | pt_BR |
dc.description.other | Since the beginning of the Brazilian Road Concession Program in the nineties, the concession of toll roads has been made through auctions. Independently of the auctions‟ format, an issue appears to every potential investor: how to value the concession? The traditional Discounted Cash Flow method does not take into account managerial flexibilities of each project. This paper applies the Real Option Theory to value these flexibilities. Specifically, beyond the options to abandon and expand, which are common to projects within different industries, the paper values the option to renegotiate the concession contract, which is becoming increasingly usual in the road concession segment. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/895 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Opções reais | pt_BR |
dc.subject | Concessão rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Opção de renegociação | pt_BR |
dc.subject | Real option | pt_BR |
dc.subject | Road concession | pt_BR |
dc.subject | Toll roads | pt_BR |
dc.subject | Renegotiation option | pt_BR |
dc.title | Avaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reais | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Barros, Henrique Machado | |
local.contributor.boardmember | Brandão, Luiz Eduardo Teixeira | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | 4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- Frederico Zamboni Tebechrani_Trabalho.pdf
- Tamanho:
- 924.94 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- TEXTO COMPLETO
N/D
- Nome:
- Frederico Zamboni Tebechrani_AutorizacaoAluno.pdf
- Tamanho:
- 444.89 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
1 - 1 de 1