Avaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reais

dc.contributor.advisorANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI
dc.contributor.authorTebechrani, Frederico Zamboni
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorTebechrani, Frederico Zamboni
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:06Z
dc.date.accessioned2015-10-07T22:11:08Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:06Z
dc.date.available2015-10-07T22:11:08Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractDesde a criação do Programa de Concessões Rodoviárias na década passada, a concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido feita por meio de leilões. Independentemente do formato do leilão, uma questão se repete aos potenciais investidores: como avaliar financeiramente uma concessão? O tradicional método do Fluxo de Caixa Descontado utilizado na avaliação de projetos de infraestrutura não leva em conta as flexibilidades gerenciais de cada projeto. O objetivo do trabalho é aplicar a Teoria de Opções Reais no apreçamento dessas flexibilidades, capturando seu valor na avaliação de uma concessão. Em especial, além das opções de abandono e expansão que são comuns a projetos de diferentes setores, o trabalho avalia a opção de renegociação do contrato de concessão, cujo exercício tem se tornado mais frequente no segmento de concessões rodoviárias.pt_BR
dc.description.otherSince the beginning of the Brazilian Road Concession Program in the nineties, the concession of toll roads has been made through auctions. Independently of the auctions‟ format, an issue appears to every potential investor: how to value the concession? The traditional Discounted Cash Flow method does not take into account managerial flexibilities of each project. This paper applies the Real Option Theory to value these flexibilities. Specifically, beyond the options to abandon and expand, which are common to projects within different industries, the paper values the option to renegotiate the concession contract, which is becoming increasingly usual in the road concession segment.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/895
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectOpções reaispt_BR
dc.subjectConcessão rodoviáriapt_BR
dc.subjectOpção de renegociaçãopt_BR
dc.subjectReal optionpt_BR
dc.subjectRoad concessionpt_BR
dc.subjectToll roadspt_BR
dc.subjectRenegotiation optionpt_BR
dc.titleAvaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reaispt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBarros, Henrique Machado
local.contributor.boardmemberBrandão, Luiz Eduardo Teixeira
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Frederico Zamboni Tebechrani_Trabalho.pdf
Tamanho:
924.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Frederico Zamboni Tebechrani_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
444.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: