When labor-based parties gain businesses’ trust: the case of Brazil’s Workers’ Party

dc.contributor.advisorLUCAS MARTINS NOVAES
dc.contributor.authorLopes, Victor Hugo Almeida
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorLopes, Victor Hugo Almeida
dc.date.accessioned2023-06-03T19:30:53Z
dc.date.available2023-06-03T19:30:53Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractDesde os processos de liberalização nas décadas de 80 e 90, elites financeiras e empresariais conseguem constranger partidos trabalhistas eleitos na América Latina a tentar buscar uma agenda econômica pró-mercado, assim comprometendo sua capacidade e incentivos de oferecer benefícios a seus eleitores tradicionais. No entanto, a implementação de políticas pró-negócios pelos partidos trabalhistas não depende apenas das pressões impostas pelos mercados internacionais de capitais, mas também é uma função da interação entre as elites partidárias e as suas bases. Assim, a forma como um partido se organiza desempenha um papel crucial nesse contexto, pois determina a alocação de barganha entre os dois. Meio a isso, este artigo, por meio de revisão bibliográfica e process-tracing, analisa o caso do Partido dos Trabalhadores no Brasil e as tentativas de Lula de conquistar a confiança do setor empresarial em seu primeiro mandato como presidente (2003-2006), comparando-o com outros casos semelhantes na América Latina. Como resultado, encontramos evidências de que, quando o partido do presidente tem fortes laços com movimentos sociais organizados, ao mesmo tempo em que concede autonomia às suas lideranças, o governo é mais propenso a optar pela ortodoxia de mercado, uma vez que as bases detêm menos poder.pt_BR
dc.description.otherSince the liberalization processes in the 80s and 90s, financial and businesses' elites have pressured Latin American governing labor parties into pursuing a market-oriented agenda, compromising their capacity and incentives to deliver benefits to traditional constituencies. Yet, the implementation of pro-business policies by labor parties is not only dependent on the constraints imposed by globalized financial markets, but it is also a function of the interplay between party elites and rank-and-file member. Thus, party organization plays a crucial role in this context as it determines the allocation of power between the two. In this sense, this article, through literature review and process-tracing, analyzes the case of Partido dos Trabalhadores in Brazil and Lula’s attempts to gain businesses’ trust during his first mandate as president (2003-2006)- comparing it to other similar cases in Latin America. As a result, we find evidence that when the president's party has strong ties to organized social movements while it also grants autonomy to its leadership, then the government is more likely to opt for market orthodoxy as the rank and file hold less bargain.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5698
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectmobilidade de capitaispt_BR
dc.subjectorganização partidáriapt_BR
dc.subjectLulapt_BR
dc.subjectPartido dos Trabalhadorespt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject.keywordscapital mobilitypt_BR
dc.subject.keywordsparty organizationpt_BR
dc.subject.keywordsLulapt_BR
dc.subject.keywordsPartido dos Trabalhadorespt_BR
dc.subject.keywordsBrazilpt_BR
dc.titleWhen labor-based parties gain businesses’ trust: the case of Brazil’s Workers’ Partypt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberCARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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