Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reais
dc.contributor.author | SANDRO CABRAL | |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Antonio Francisco | |
dc.coverage.cidade | São Leopoldo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Silva Júnior, Antonio Francisco | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T22:21:39Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T22:21:39Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas para a determinação das estruturas de governança necessárias à construção e à operacionalização de serviços de infraestrutura logística. Para tal, são tomadas como exemplo ilustrativo as alternativas de expansão da malha ferroviária do Estado da Bahia, a partir da construção de uma ferrovia que interligue o oeste baiano à costa atlântica. Em função das incertezas envolvidas, o processo de escolha das estruturas de governança é auxiliado pela teoria das opções reais, por conta da existência de interdependência entre as decisões de potenciais investidores e as da atual concessionária de um trecho já existente que pode ser incorporado, ou não, à nova ferrovia. Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 78-90 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.4013/base.2011.81.06 | pt_BR |
dc.identifier.issue | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4336 | |
dc.identifier.volume | 8 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Administração e Contabilidade (Base) | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Opções reais | pt_BR |
dc.subject | Parcerias Público-Privadas (PPP) | pt_BR |
dc.title | Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reais | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | 76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626 | |
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