Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reais

dc.contributor.authorSANDRO CABRAL
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antonio Francisco
dc.coverage.cidadeSão Leopoldopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Antonio Francisco
dc.date.accessioned2022-10-19T22:21:39Z
dc.date.available2022-10-19T22:21:39Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas para a determinação das estruturas de governança necessárias à construção e à operacionalização de serviços de infraestrutura logística. Para tal, são tomadas como exemplo ilustrativo as alternativas de expansão da malha ferroviária do Estado da Bahia, a partir da construção de uma ferrovia que interligue o oeste baiano à costa atlântica. Em função das incertezas envolvidas, o processo de escolha das estruturas de governança é auxiliado pela teoria das opções reais, por conta da existência de interdependência entre as decisões de potenciais investidores e as da atual concessionária de um trecho já existente que pode ser incorporado, ou não, à nova ferrovia. Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados.pt_BR
dc.format.extentp. 78-90pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doi10.4013/base.2011.81.06pt_BR
dc.identifier.issue1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4336
dc.identifier.volume8pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração e Contabilidade (Base)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectOpções reaispt_BR
dc.subjectParcerias Público-Privadas (PPP)pt_BR
dc.titleEscolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reaispt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
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