Geração de valor sob a perspectiva do ciclo de vida do produto: caso do setor de telecomunicações
Autores
Rubi, Eduardo Alexandre Sartori
Orientador
Lucchesi, Eduardo Pozzi
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2024
Resumo
O presente trabalho busca conciliar as interpretações mais recentes da literatura sobre a teoria do Ciclo de Vida do Produto (CVP) aplicado ao setor de telecomunicação com base na literatura de técnicas de avaliação deempresas da área de finanças. Novos autores interpretam a teoria do CVP apontando a capacidade de produtos e serviços de setores tecnológicos voltarem a um estado de crescimento, mesmo após passarem pela maturação através de inovações. Esse entendimento será aplicado ao setor de telecomunicações através das inovações vistas na conectividade móvel com o serviço de 3G, 4G e 5G. Os autores indicam diferentes obstáculos nesse processo de transição entre maturação para a volta do crescimento dado os investimentos necessários na tecnologia. Sendo assim, usando o ferramental conhecido pela literatura, será aplicado técnicas de avaliação de empresas para identificar a comprovação da geração de valor em algumas das maiores empresas de telecomunicação do mundo.
Palavras-chave
Ciclo de Vida do Produto; Geração de Valor; Telecomunicações; Tecnologia
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA