Geração de valor sob a perspectiva do ciclo de vida do produto: caso do setor de telecomunicações

Imagem de Miniatura

Autores

Rubi, Eduardo Alexandre Sartori

Orientador

Lucchesi, Eduardo Pozzi

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2024

Unidades Organizacionais

Resumo

O presente trabalho busca conciliar as interpretações mais recentes da literatura sobre a teoria do Ciclo de Vida do Produto (CVP) aplicado ao setor de telecomunicação com base na literatura de técnicas de avaliação deempresas da área de finanças. Novos autores interpretam a teoria do CVP apontando a capacidade de produtos e serviços de setores tecnológicos voltarem a um estado de crescimento, mesmo após passarem pela maturação através de inovações. Esse entendimento será aplicado ao setor de telecomunicações através das inovações vistas na conectividade móvel com o serviço de 3G, 4G e 5G. Os autores indicam diferentes obstáculos nesse processo de transição entre maturação para a volta do crescimento dado os investimentos necessários na tecnologia. Sendo assim, usando o ferramental conhecido pela literatura, será aplicado técnicas de avaliação de empresas para identificar a comprovação da geração de valor em algumas das maiores empresas de telecomunicação do mundo.

Palavras-chave

Ciclo de Vida do Produto; Geração de Valor; Telecomunicações; Tecnologia

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por