A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória

dc.contributor.authorStrehlau, Vivian Iara
dc.contributor.authorDANNY PIMENTEL CLARO
dc.contributor.authorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorStrehlau, Vivian Iara
dc.creatorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.date.accessioned2022-10-27T18:19:13Z
dc.date.available2022-10-27T18:19:13Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA vaidade influencia a definição de padrões estéticos e de como a beleza corporal é culturalmente construída. Neste trabalho, o objetivo é entender a vaidade feminina e investigar sua relação com a autoestima, envolvimento com a beleza e o consumo de procedimentos estéticos cirúrgicos. Com base em nove hipóteses, busca-se discutir beleza e sua relevância na sociedade. Para testar as hipóteses, 210 mulheres responderam um questionário sobre vaidade e envolvimento, que foi testado em um modelo de equação estrutural para avaliar o efeito sobre tipo e frequência de realização de procedimentos estéticos. Os resultados destacam o impacto significativo do grau de vaidade na propensão para a realização de procedimentos. Além disso, verificou-se que, quanto maior a vaidade, maior a autoestima corporal, havendo impacto negativo da autoestima na realização de procedimentos. Vaidade também influencia positivamente a utilização de cosméticos e a realização de tratamentos. Dessa forma, identificaram-se reflexos no consumo dos produtos oferecidos pela indústria da beleza e procedimentos cirúrgicos estéticos.pt_BR
dc.description.otherThis paper aims to understand female vanity and to investigate whether there is any impact of vanity with self-esteem and involvement with beauty and if it reflects in the consumption of aesthetic procedures. A set of 9 hypotheses is developed. The paper includes a discussion about beauty and its relevance for the contemporary society. A survey was conducted with 210 women that responded to a questionnaire containing two scales, vanity and beauty involvement, as well as questions about type and frequency of various aesthetic procedures. Discriminant validity of constructs was tested with a confirmatory factor analysis and analysis of the hypotheses used a structural equation modeling. The results highlight significant impact of vanity on aesthetic procedures. The higher the vanity, the greater the degree of body self-esteem, but there is a negative impact on self-esteem and surgical procedures.pt_BR
dc.format.extentp. 73-88pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5700/rausp1185pt_BR
dc.identifier.issn2531-0488pt_BR
dc.identifier.issue1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4527
dc.identifier.volume50pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.otherInglêspt_BR
dc.publisherEmerald Publishing Group / USP-SPpt_BR
dc.relation.ispartofRAUSP Management Journal/Revista De Administraçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR;pt_BR
dc.subjectvaidadept_BR
dc.subjectbelezapt_BR
dc.subjectmulherpt_BR
dc.subjectcirurgia plásticapt_BR
dc.subjectcomportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordsvanitypt_BR
dc.subject.keywordsbeautypt_BR
dc.subject.keywordswomenpt_BR
dc.subject.keywordsplastic surgerypt_BR
dc.subject.keywordsconsumer behaviorpt_BR
dc.titleA vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratóriapt_BR
dc.title.alternativeDoes vanity boosts the consumption of cosmetics and aesthetic surgical procedures in women? An exploratory investigationpt_BR
dc.title.alternative¿La vanidad explica el consumo de cosméticos y de procedimientos quirúrgicos en la mujer? Un estudio exploratoriopt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/rausp/a/6JMHxTWyycNWYPXKcFtRYwv/abstract/?lang=pt
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_2015_A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos.pdf
Tamanho:
602.14 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2015_A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres Uma investigação exploratória.pdf
Tamanho:
335.58 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: