O QUE DETERMINA A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS STEM NO BRASIL?

dc.contributor.advisorAdriano Dutra Teixeira
dc.contributor.authorGabriella Garcia Santos
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorGabriella Garcia Santos
dc.date.accessioned2022-05-02T18:27:01Z
dc.date.available2022-05-02T18:27:01Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO debate sobre a representatividade feminina nas carreiras STEM possui grande relevância no âmbito internacional, entretanto, ainda é um tópico pouco discutido na literatura acadêmica nacional. Esta pesquisa busca analisar quais os determinantes da participação feminina nos cursos STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) de ensino superior no Brasil. Para tanto, serão investigados estudantes dentro das diferentes instituições de ensino superior do Brasil que estão prestes a finalizar a graduação. Serão utilizados os microdados do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2017, 2018 e 2019 e ao Censo da Educação Superior dos mesmos anos. Serão levadas em conta as características individuais dos estudantes, além das características das instituições de ensino e dos professores. Os resultados indicaram que indivíduos menos privilegiados em termos de gênero, raça e renda possuem menores chances de ingressar e concluir um curso STEM. Em contrapartida, caso esses indivíduos menos privilegiados em termos de raça e renda sejam do sexo feminino, essas chances aumentam em comparação com o sexo masculino.pt_BR
dc.description.otherThe debate on female representation in STEM careers has great relevance internationally, however, it is still a topic little discussed in the national academic literature. This research aims to analyze which are the determinants of female participation in STEM courses (science, technology, engineering and mathematics) in higher education in Brazil. To this end, students that are about to finish their undergraduate studies will be analyzed within the different higher education institutions in Brazil. Microdata from INEP (National Institute for Educational Study and Research Anísio Teixeira) will be used, referring to ENADE (National Student Performance Exam) and the Higher Education Census. Individual characteristics of students will be considered, in addition to the characteristics of educational institutions and the professors. The results indicated that less privileged individuals in terms of gender, race and income are less likely to enter and complete a STEM course. On the other hand, if these less privileged individuals in terms of race and income are female, these chances increase compared to males.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3187
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectrepresentatividade femininapt_BR
dc.subjectcarreirapt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjectSTEMpt_BR
dc.subject.keywordsfemale representationpt_BR
dc.subject.keywordscareerpt_BR
dc.subject.keywordshigher educationpt_BR
dc.subject.keywordsSTEMpt_BR
dc.titleO QUE DETERMINA A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS STEM NO BRASIL?pt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.capesCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Gabriella Garcia Santos_Trabalho.pdf
Tamanho:
629.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Gabriella Garcia Santos_Termo de Autorização - ok.pdf
Tamanho:
77.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - Autorização do aluno

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: