Avaliação do impacto da simplificação do leiaute da fatura de cartão de crédito no comportamento de pagamento do consumidor

dc.contributor.advisorRODRIGO REIS SOARES
dc.contributor.authorBrito, Mirena Gentilezza de Figueiredo
dc.creatorBrito, Mirena Gentilezza de Figueiredo
dc.date.accessioned2025-01-30T11:51:51Z
dc.date.available2025-01-30T11:51:51Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente estudo avalia o impacto da introdução de um novo modelo de fatura de cartão de crédito sobre o comportamento financeiro dos usuários deste produto inscritos no Cadastro Único. A simplificação e reorganização das informações contidas na fatura foi proposta a partir da teoria de economia comportamental, que analisa as limitações cognitivas e os fatores que afetam a tomada de decisão dos indivíduos. As principais alterações da fatura foram a reorganização das informações em blocos e o destaque para as informações importantes. Os resultados obtidos mostram que os grupos tratado e controle não apresentam diferença relevante entre si em relação ao percentual de pagamento da fatura, ao uso do crédito rotativo e ao uso do crédito parcelado, embora para algumas faixas de renda tenha sido encontrado pequeno impacto. O baixo impacto da intervenção pode ser entendido por fatores contextuais, em que a renda é determinante na impossibilidade de escolha de alternativas ao uso do rotativo do cartão de crédito, assim como por fatores operacionais, em que o desenho e implementação do projeto podem ter sido falhos. Estudos futuros que explorem heterogeneidades não analisadas aqui podem também encontrar impacto mais relevante para grupos específicos da amostrapt
dc.description.abstractThe present study evaluates the impact of introducing a new credit card billing statement model on the financial behavior of users of this product enrolled in the Unified Registry for Social Programs of the Brazilian government. The simplification and reorganization of the information contained in the credit card billing statement were proposed based on the theory of behavioral economics, which analyzes cognitive limitations and factors that affect individuals' decision-making. The main changes were the reorganization of information into sections and framing of important information. The results show that the treatment did not have the expected outcome, with no significant difference in the percentage of balance payment, use of revolving credit, and use of installment credit, although for some income brackets a small impact was found. The lack of impact of the intervention can be understood by contextual factors, in which the income is a determining factor in the impossibility to choose alternatives to the use of revolving credit, as well as by operational factors, in which the design and implementation of the project can have been flawed. Future studies that explore other heterogeneities not analyzed here may find a more relevant impact for specific groups in the sample.en
dc.formatDigital
dc.format.extent51 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7329
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectEconomia Comportamentalpt
dc.subjectSuperendividamentopt
dc.subjectCartão de Créditopt
dc.subjectFaturapt
dc.subjectArquitetura de Escolhapt
dc.subjectNudgept
dc.subjectBehavioral Economicsen
dc.subjectConsumer Financeen
dc.subjectOver-indebtednessen
dc.subjectCredit Carden
dc.subjectCredit Card Billing Statementen
dc.subjectInformation Disclosureen
dc.subjectChoice Architectureen
dc.subjectNudgeen
dc.titleAvaliação do impacto da simplificação do leiaute da fatura de cartão de crédito no comportamento de pagamento do consumidor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberRODRIGO REIS SOARES
local.contributor.boardmemberBERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA
local.contributor.boardmemberPAULO SERGIO OLIVEIRA RIBEIRO
local.contributor.boardmemberGonzalez, Lauro
local.contributor.coadvisorBERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typeDissertação
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