A psicologia do crédito – a influência de variáveis psicológicas na propensão ao endividamento

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorBrasolin, Fernanda
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorBrasolin, Fernanda
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:11Z
dc.date.accessioned2019-07-06T15:51:07Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:11Z
dc.date.available2017
dc.date.available2019-07-06T15:51:07Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractCom o objetivo de aprofundar o entendimento sobre os fatores psicológicos que levam ao endividamento, este trabalho irá investigar a influência de variáveis, trazidas da Psicologia Econômica, na propensão ao endividamento de pessoas físicas. O trabalho contribui para o controle da inadimplência de pessoas físicas. Por meio de um estudo quantitativo, em que a coleta de dados ocorreu através de uma survey, contendo questões que mensuraram o perfil psicológico dos indivíduos, assim como dados demográficos e questões sobre endividamento, pretende-se confirmar a relevância estatística destas variáveis. Como principal contribuição da pesquisa deve-se destacar a tentativa de desenvolver um modelo de propensão ao endividamento, selecionando variáveis psicológicas (compras impulsivas, materialismo, comparação social e estado emocional) que influenciam o comportamento. Foram realizadas duas análises: uma modelagem de equações estruturais, que confirmou as variáveis de centralidade de aquisição (uma das dimensões de materialismo) e comparação social como significativas para o modelo, e uma regressão logística que confirmou as variáveis sucesso (uma das dimensões de materialismo) e estado emocional como significativas para o modelo. Com os resultados obtidos, pode-se conhecer o perfil do novo consumidor e desenvolver ações para prevenir o endividamento e auxiliar os indivíduos que já estão inadimplentes.pt_BR
dc.description.otherIn order to deepening the understanding of the psychological factors that lead to indebtedness, this paper will investigate the influence of variables, from Economic Psychology, on the propensity to indebtedness of individuals. The work contributes to the improvement of the understanding of delinquency control of individuals. Through a quantitative study, in which the data collection took place through a survey containing questions that measured the psychological profile of the individuals, as well as demographic data and questions about indebtedness, we intend to confirm the statistical relevance of these variables. Two analyses were carried out: a structural equation modeling, which confirmed centrality of acquisition and a social relation as significant for the model, and a logistic regression that confirmed success variable (one of the dimensions of materialism), and emotional state as significant for the model. The main contribution of the research is the attempt to develop a model of propensity for indebtedness, selecting psychological variables (impulsive purchases, materialism, social comparison and emotional state) that influence behavior. With this, one can know the profile of the new consumer and take actions to prevent indebtedness and assist individuals who are already in default.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2185
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectCompras Impulsivas, Materialismo, Comparação Social, Estado Emocional na Compra, Propensão ao Endividamentopt_BR
dc.titleA psicologia do crédito – a influência de variáveis psicológicas na propensão ao endividamentopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
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