A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorLopes, Carlos Eduardo Morotti
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorLopes, Carlos Eduardo Morotti
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:03Z
dc.date.accessioned2015-10-06T13:29:53Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:03Z
dc.date.available2012
dc.date.available2015-10-06T13:29:53Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.pt_BR
dc.description.otherThis paper estimates the demand probability of three different transportation models in the metropolitan region of São Paulo - cars, buses and subways - by a multinomial logit model adapted to aggregate data, in order to determine which change in user, path and route influence the individual choice for transportation. The results confirm the existence of efficient government actions, indicating that infrastructure nowadays taken as important to fight the traffic problem - bus lanes and subway stations - in fact impact user’s decision and reflect on a decreasing use of private cars. In addition, characteristics of the individuals and the regions they go through also influence the demand for different means of transportation, especially the cost of transportation, establishing themselves as indirect means of action to the government. Finally, the estimation model used allows perform various tests whetherobserving each transportation model choice or comparing probabilities of choice among them.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectInfraestruturaspt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectDemandpt_BR
dc.subjectInfrastructurept_BR
dc.titleA demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMadalozzo, Regina Carla
local.contributor.boardmemberMatos, Enlinson Henrique Carvalho De
local.typeDissertaçãopt_BR
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