Entrada em mercados complementares: uma análise sobre o padrão de concorrência no mercado brasileiro de tira-manchas

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorZanardi, Diego Henrique Pinto
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorZanardi, Diego Henrique Pinto
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:07Z
dc.date.accessioned2019-06-11T22:48:54Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:07Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-06-11T22:48:54Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente estudo examina o padrão de concorrência no mercado brasileiro de Tira-Manchas. Especificamente, investiga-se o impacto competitivo da entrada nesta categoria, do fabricante líder em um bem complementar (Detergentes para Roupa). Através da estimação de modelos de vetores auto regressivos (VAR), o estudo estima as curvas de reação que compõe o mercado, com o objetivo de identificar indícios da existência de coalizão de preços. Os resultados sugerem, no entanto, que a entrante com menor poder de mercado na categoria analisada, atua como líder de preço na categoria, enquanto a empresa que criou o mercado acompanha as movimentações da líder.pt_BR
dc.description.otherThe following paper analyses the competition pattern in the Stain Removal´s Brazilian Market. We investigate the entry´s competitive impact, of a supplier who is a leader in a complementary good of our category of study. Although economy theory shows that market powder usually goes along with price leadership, we identified by estimating VAR models that the new supplier, with less market powder, act as a price leader, while the supplier with the largest market power act as follower.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2151
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectEstratégia Competitiva; Duopólio; Liderança de Preço; Coalizão em Preços, Concorrência não cooperativapt_BR
dc.titleEntrada em mercados complementares: uma análise sobre o padrão de concorrência no mercado brasileiro de tira-manchaspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberAzedo, Paulo Furquim De
local.contributor.boardmemberSaes, Maria Sylvia Macchione
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
DIEGO HENRIQUE PINTO ZANARDI.pdf
Tamanho:
531.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: