Combustíveis Flex: As preferências do consumidor

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Autores

João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza

Orientador

Giuliana Isabella

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2021

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.

Palavras-chave

Etanol; Escolha do Consumidor; Combustíveis

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Giuliana Isabella
Bruno Varella Miranda

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Exatas e da Terra

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