Nutritional practices and postnatal growth restriction in preterm newborns
Autores
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2015
Resumo
Objetivo:
avaliar as práticas nutricionais em unidade de cuidados intensivos neonatais (UCIN) associadas a déficit de crescimento em recém-nascidos pré-termo (RNPT).
Métodos:
estudo retrospectivo de RNPT com peso entre 500 e 1.499 g internados em UCIN. Analisaram-se evolução do crescimento e práticas de nutrição parenteral (NP) e enteral (NE).
Resultados:
dentre 184 RNPT divididos em G1 (500 a 990 g; n=63) e G2 (1.000 a 1.499 g; n=121), 169 receberam NP (G1=63; G2=106). Comparando-se com as recomendações, a NP foi iniciada tardiamente, sua progressão foi lenta e as ofertas máximas de glicose, aminoácidos, lipídios e energia foram baixas nos dois grupos. A oferta inicial de aminoácido e lipídio e a inicial e máxima de glicose e energia foram menores no G1. O início da NE foi precoce (1 a 2 dias), o tempo para atingir NE exclusiva foi adequado (11 a 15 dias), e o uso de leite humano foi possível por tempo razoável (7 a 13 dias). A análise multivariada mostrou que a síndrome do desconforto respiratório e o alcance tardio da oferta de 120 kcal/kg/dia aumentaram a chance de perda de peso superior a 10%. Sepse, oferta energética máxima por NP < 60 kcal/kg/dia e alcance tardio da oferta de 120 kcal/kg/dia aumentaram a chance de recuperar o peso de nascimento após 14 dias, enquanto a condição de pequeno para idade gestacional (PIG) ao nascimento reduziu essa chance. PIG ao nascimento, sepse e alcance de NE exclusiva após 14 dias aumentaram a chance de ser PIG na idade pós-conceptual de termo.
Conclusão:
aprimorar as práticas nutricionais em UCIN pode reduzir o déficit de crescimento em prematuros de muito baixo peso ao nascer.
Palavras-chave
prematuro; nutrição enteral; nutrição parenteral; recém-nascido de muito baixo peso
Titulo de periódico
Revista da Associação Médica Brasileira
DOI
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Inglês
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências da Saúde