A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico
dc.contributor.advisor | Lima, Luciana Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Torres, Ana Clara Gonçalves | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Torres, Ana Clara Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T01:25:05Z | |
dc.date.available | 2023-10-30T01:25:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a participação em atividades extraclasse/curriculares, as funções executivas, as competências socioemocionais e o desempenho acadêmico nos alunos do Insper. Foram aplicados 3 testes em alunos do Insper para medir o grau de desenvolvimento das Funções executivas (FE). Além disso, era obrigatório o preenchimento de um questionário com perguntas ligadas a questões socioemocionais e dados demográficos. Ao final dessa pesquisa os dados foram analisados no Stata a partir do modelo de equações estruturais, que tem o objetivo de traçar as relações entre todos os construtos construídos nos modelos, são eles; Entidade, Socio, FE e CR. Concluiu-se que existe uma relação positiva entre habilidades socioemocionais e funções executivas com o CR. No entanto, não foi possível estabelecer a relação com as entidades devido ao alto p-valor, que tornou parte da amostra estatisticamente insignificante. | pt_BR |
dc.description.other | This research aims to analyze the relationship between participation in extracurricular/curricular activities, executive functions, socioemotional competencies, and academic performance in Insper students. Three tests were administered to Insper students to measure the level of development of Executive Functions (EF). Additionally, filling out a questionnaire with questions related to socioemotional issues and demographic data was mandatory. At the end of this research, the data were analyzed in Stata using the structural equation model, which aims to trace the relationships between all the constructs built in the models, namely; Entity, Socio, EF, and CR. It was concluded that there is a positive relationship between socioemotional skills and executive functions with CR. However, it was not possible to establish the relationship with entities due to the high p-value, which rendered that part of the sample statistically insignificant. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6058 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.subject | Mercado profissional | pt_BR |
dc.subject.keywords | Executive Functions | pt_BR |
dc.subject.keywords | Competences Development | pt_BR |
dc.subject.keywords | Labour Market | pt_BR |
dc.title | A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.capes | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Relatório de Iniciação Científica | pt_BR |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- Ana Clara Gonçalves Torres_Relatório final.pdf
- Tamanho:
- 651.08 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Ana Clara Gonçalves Torres_Relatório final
N/D
- Nome:
- Ana Clara Gonçalves Torres_Termo de autorização.pdf
- Tamanho:
- 532.51 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Ana Clara Gonçalves Torres_Termo de autorização
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: