A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico

dc.contributor.advisorLima, Luciana Campospt_BR
dc.contributor.authorTorres, Ana Clara Gonçalves
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorTorres, Ana Clara Gonçalves
dc.date.accessioned2023-10-30T01:25:05Z
dc.date.available2023-10-30T01:25:05Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a participação em atividades extraclasse/curriculares, as funções executivas, as competências socioemocionais e o desempenho acadêmico nos alunos do Insper. Foram aplicados 3 testes em alunos do Insper para medir o grau de desenvolvimento das Funções executivas (FE). Além disso, era obrigatório o preenchimento de um questionário com perguntas ligadas a questões socioemocionais e dados demográficos. Ao final dessa pesquisa os dados foram analisados no Stata a partir do modelo de equações estruturais, que tem o objetivo de traçar as relações entre todos os construtos construídos nos modelos, são eles; Entidade, Socio, FE e CR. Concluiu-se que existe uma relação positiva entre habilidades socioemocionais e funções executivas com o CR. No entanto, não foi possível estabelecer a relação com as entidades devido ao alto p-valor, que tornou parte da amostra estatisticamente insignificante.pt_BR
dc.description.otherThis research aims to analyze the relationship between participation in extracurricular/curricular activities, executive functions, socioemotional competencies, and academic performance in Insper students. Three tests were administered to Insper students to measure the level of development of Executive Functions (EF). Additionally, filling out a questionnaire with questions related to socioemotional issues and demographic data was mandatory. At the end of this research, the data were analyzed in Stata using the structural equation model, which aims to trace the relationships between all the constructs built in the models, namely; Entity, Socio, EF, and CR. It was concluded that there is a positive relationship between socioemotional skills and executive functions with CR. However, it was not possible to establish the relationship with entities due to the high p-value, which rendered that part of the sample statistically insignificant.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6058
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectMercado profissionalpt_BR
dc.subject.keywordsExecutive Functionspt_BR
dc.subject.keywordsCompetences Developmentpt_BR
dc.subject.keywordsLabour Marketpt_BR
dc.titleA relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmicopt_BR
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeRelatório de Iniciação Científicapt_BR
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Ana Clara Gonçalves Torres_Relatório final.pdf
Tamanho:
651.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Ana Clara Gonçalves Torres_Relatório final
N/D
Nome:
Ana Clara Gonçalves Torres_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
532.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Ana Clara Gonçalves Torres_Termo de autorização
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: