A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico

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Autores

Torres, Ana Clara Gonçalves

Orientador

Lima, Luciana Campos

Co-orientadores

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Tipo de documento

Relatório de Iniciação Científica

Data

2023

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Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a participação em atividades extraclasse/curriculares, as funções executivas, as competências socioemocionais e o desempenho acadêmico nos alunos do Insper. Foram aplicados 3 testes em alunos do Insper para medir o grau de desenvolvimento das Funções executivas (FE). Além disso, era obrigatório o preenchimento de um questionário com perguntas ligadas a questões socioemocionais e dados demográficos. Ao final dessa pesquisa os dados foram analisados no Stata a partir do modelo de equações estruturais, que tem o objetivo de traçar as relações entre todos os construtos construídos nos modelos, são eles; Entidade, Socio, FE e CR. Concluiu-se que existe uma relação positiva entre habilidades socioemocionais e funções executivas com o CR. No entanto, não foi possível estabelecer a relação com as entidades devido ao alto p-valor, que tornou parte da amostra estatisticamente insignificante.

Palavras-chave

Funções executivas; Desenvolvimento de competências; Mercado profissional

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Idioma

Português

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