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Type: Relatório de Iniciação Científica
Title: A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico
Author: Torres, Ana Clara Gonçalves
Advisor: Lima, Luciana Campos
Publication Date: 2023
Original Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a participação em atividades extraclasse/curriculares, as funções executivas, as competências socioemocionais e o desempenho acadêmico nos alunos do Insper. Foram aplicados 3 testes em alunos do Insper para medir o grau de desenvolvimento das Funções executivas (FE). Além disso, era obrigatório o preenchimento de um questionário com perguntas ligadas a questões socioemocionais e dados demográficos. Ao final dessa pesquisa os dados foram analisados no Stata a partir do modelo de equações estruturais, que tem o objetivo de traçar as relações entre todos os construtos construídos nos modelos, são eles; Entidade, Socio, FE e CR. Concluiu-se que existe uma relação positiva entre habilidades socioemocionais e funções executivas com o CR. No entanto, não foi possível estabelecer a relação com as entidades devido ao alto p-valor, que tornou parte da amostra estatisticamente insignificante.
Keywords in original language : Funções executivas
Desenvolvimento de competências
Mercado profissional
Abstract: This research aims to analyze the relationship between participation in extracurricular/curricular activities, executive functions, socioemotional competencies, and academic performance in Insper students. Three tests were administered to Insper students to measure the level of development of Executive Functions (EF). Additionally, filling out a questionnaire with questions related to socioemotional issues and demographic data was mandatory. At the end of this research, the data were analyzed in Stata using the structural equation model, which aims to trace the relationships between all the constructs built in the models, namely; Entity, Socio, EF, and CR. It was concluded that there is a positive relationship between socioemotional skills and executive functions with CR. However, it was not possible to establish the relationship with entities due to the high p-value, which rendered that part of the sample statistically insignificant.
Keywords (english terms): Executive Functions
Competences Development
Labour Market
Language: Português
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