Revisitando a Mobilidade Intergeracional de Educação no Brasil

dc.contributor.authorMahlmeister, Rodrigo
dc.contributor.authorFerreira, Sergio Guimarães
dc.contributor.authorVeloso, Fernando
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMahlmeister, Rodrigo
dc.creatorFerreira, Sergio Guimarães
dc.creatorVeloso, Fernando
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2023-12-18T18:19:23Z
dc.date.available2023-12-18T18:19:23Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNeste artigo, apresentamos evidências acerca da mobilidade intergeracional no Brasil, descrevendo os dados sobre o tema fornecidos pela PNAD de 2014 e os comparando com os da PNAD de 1996, que foram analisados por Veloso e Ferreira (2003) – estudo no qual o presente trabalho está baseado. Verificamos que o grau de mobilidade continua a variar entre regiões e raças, ainda que as discrepâncias sejam hoje menos pronunciadas do que outrora. Confirmando um padrão que já havia sido observado para os dados de 1996, constatamos que a mobilidade é menor para filhos de pais com poucos anos de estudo do que para aqueles cujos pais têm escolaridade mais elevada, com exceção de pais no topo da distribuição educacional. Além disso, atestamos uma tendência de aumento da persistência educacional no extremo superior dessa distribuição, e de redução em seus níveis mais baixos. Por meio da análise entre coortes de idade, pudemos concluir que a persistência vem caindo ao longo do tempo em todas as regiões, raças e áreas urbanas.pt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherIn this article, we present evidence about intergenerational mobility in Brazil, describing the data on the subject provided by the PNAD of 2014 and comparing it with the PNAD of 1996, which were analyzed by Veloso and Ferreira (2003) - a study in which the Present work is based. We found that the degree of mobility continues to vary between regions and races, although the discrepancies are less pronounced today than they were before. Confirming a pattern that had already been observed for the 1996 data, we found that mobility is lower for children of parents with a few years of schooling than for those whose parents have higher education, except for parents at the top of the educational distribution. In addition, we report a trend toward increased educational persistence at the upper end of this distribution, and a reduction in its lower levels. Through the analysis between age cohorts, we could conclude that persistence has been falling over time in all regions, races and urban areas.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6230
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectMobilidade Intergeracionalpt_BR
dc.subjectMobilidade Educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordsIntergenerational Mobilitypt_BR
dc.subject.keywordsEducational Mobilitypt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsInequalitypt_BR
dc.titleRevisitando a Mobilidade Intergeracional de Educação no Brasilpt_BR
dc.typePolicy Paper
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typePolicy Paperpt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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