Atribuição de causalidade e desempenho: um estudo com empreendedores brasileiros em um período de crise

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorGuntovitch, Guilherme Toledo Leite
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorGuntovitch, Guilherme Toledo Leite
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:28Z
dc.date.accessioned2019-06-18T00:11:08Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:28Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-06-18T00:11:08Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente estudo analisa, sob um contexto de crise econômica, se empreendedores que atribuem seus resultados a razões internas possuem desempenho superior a indivíduos que atribuem seus resultados a razões externas. Essa relação é examinada não só de forma direta, mas também através de variável mediadora que representa um conjunto de políticas e práticas organizacionais. Com vistas a se buscar evidências empíricas sobre essas relações, analisamos um banco de dados formado por 804 entrevistas com empreendedores brasileiros. As entrevistas foram realizadas em 2016, contemplando indivíduos de todas as regiões do país. O Brasil é um bom contexto para a presente investigação, uma vez que se configura como um país emergente com consideráveis desafios aos empreendedores e que passou por uma severa crise econômica no passado recente. Por meio de um modelo de regressão em três estágios com variáveis instrumentais, não encontramos evidências empíricas que demonstram efeito positivo de atribuição interna em desempenho.pt_BR
dc.description.otherThis research analyses, under the context of economic crisis, whether entrepreneurs, who attribute their results to internal reasons have superior performance in their endeavors to entrepreneurs who attribute their results to external reasons. We assess this relation between internal attribution and firm performance, not only directly, but also through a mediator variable defined as a set of organization policies. Seeking to find empirical evidences about this relation, we have examined a survey, conducted in 2016, with 804 Brazilian entrepreneurs from all regions of the country. Brazil, as an emerging country, provides a great environment for such an investigation, offering considerable challenges for entrepreneurs and having just passed through a harsh economic crisis. Through a three-stage least squares regression with instrumental variables, we could not find empirical evidences supporting any positive impact of internal attribution on entrepreneurial performance.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2160
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectatribuição interna, atribuição de causalidade, empreendedorismo e self-serving bias.pt_BR
dc.titleAtribuição de causalidade e desempenho: um estudo com empreendedores brasileiros em um período de crisept_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberRINALDO ARTES
local.typeDissertaçãopt_BR
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relation.isBoardMemberOfPublication8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576
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