Uma análise dos grupos premium e comum do setor automotivo brasileiro (janeiro/2003 – julho/2015)
dc.contributor.advisor | JOSÉ HELENO FARO | |
dc.contributor.author | Tyng, Chen Tzong | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Tyng, Chen Tzong | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T13:11:24Z | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T02:39:45Z | |
dc.date.available | 2016 | |
dc.date.available | 2016-07-21T13:11:24Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T02:39:45Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | A indústria automobilística no Brasil atualmente representa cerca de 25% do PIB Industrial e 5% do PIB Brasileiro, crescimento de 100% em 15 anos, frente a 2000, quando representava somente 12,5% do PIB Industrial Brasileiro, sendo a base do principal modal de transporte nacional, o transporte rodoviário. Embora tenha demonstrado um bom desempenho mesmo após a crise de 2008, quando obteve recordes de produção (3 milhões de unidades) e de licenciamentos ( 2,8 milhões de unidades), em 2013 e 2014, frente à nova crise econômica mundial, a indústria automobilística teve leve retração, passando de 3,04 milhões de unidades licenciadas para 2,79 milhões. A importância do setor para a economia é confirmada quando se tem que, historicamente, frente a desaquecimentos na economia, o governo adota medidas de fomento à demanda dessa indústria, como ocorreu em janeiro de 2009 e maio de 2012 pela redução do IPI. Buscando compreender melhor o setor automobilístico, foi dirigido um estudo acerca da elasticidade-renda e da elasticidade-atividade de seus dois mais importantes subgrupos, o Premium e o Comum, entre janeiro de 2003 a julho de 2015, objetivando encontrar as variáveis determinantes de sua demanda. O estudo revelou que, o setor Premium possui uma elasticidade-renda maior e uma elasticidade-atividade menor do que o setor Comum, o que leva a crer que escolha pelo Carro Premium deve ser pautada pelo nível de renda ou riqueza do agente, e não pelas expectativas futuras deste. | pt_BR |
dc.description.other | The Auto Industry in Brazil currently represents about 25% of the Industrial GDP and 5% of the Brazilian GDP, growth of 100% in 15 years compared to 2000, when it represented only 12.5% of Brazilian’s Industrial GDP, being the base of the main national mode of transport, road transport. Although it has shown good performance even after the crisis of 2008, when achieved records in production (3 million units) and in licenses (2.8 million units) in 2013 and 2014, facing the new global economic crisis, the Auto Industry had a slight decline, from 3.04 million to 2.79 million licensed units. The importance of the sector to the economy is supported when you have that, historically, against downturns in the economy, the government adopts measures to promote demand for this industry, as occurred in January 2009 and May 2012 by the reduction of the IPI. Seeking to better understand the automotive sector, was addressed a study on the income-elasticity and activity-elasticity of its two most important subgroups, the Premium and the Common, during the period of January 2003 to July 2015, aiming to find the determinants variables of its demands. The study revealed that the Premium sector has a higher income-elasticity and lower activity-elasticity than the Common sector, which suggests that the act of choosing the Premium Car would be guided by the level of income or the wealth of the agent, and not by his future expectations. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1387 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem. | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos grupos premium e comum do setor automotivo brasileiro (janeiro/2003 – julho/2015) | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Madalozzo, Regina Carla | |
local.contributor.boardmember | Moita, Rodrigo Menon Simões | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | 6f68f2a4-9e10-4c94-a5e8-62ba771c81d7 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 6f68f2a4-9e10-4c94-a5e8-62ba771c81d7 |
Arquivos
Licença do pacote
1 - 1 de 1