Digital Twin de uma bancada de ensaios de durabilidade
dc.contributor.advisor | Barbieri, Frederico Augusto Alem | |
dc.contributor.author | Kocinas, Felipe Peres | |
dc.contributor.author | Araújo, João | |
dc.contributor.author | Consonni, Luigi Portugal Gouvêa | |
dc.contributor.author | Mellis, Lucas Noumi | |
dc.contributor.coorientador | Santos, Caio Fernando Rodrigues dos | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Kocinas, Felipe Peres | |
dc.creator | Araújo, João | |
dc.creator | Consonni, Luigi Portugal Gouvêa | |
dc.creator | Mellis, Lucas Noumi | |
dc.date.accessioned | 2022-07-03T02:45:34Z | |
dc.date.available | 2022-07-03T02:45:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do gêmeo digital de uma bancada de ensaios de durabilidade, que, neste estudo, é composto por um quadro de chassi genérico simplificado de um veículo de carga, juntamente com a modelagem dos suportes, fixações e atuadores presentes na bancada. Para isso, o projeto foi dividido em três etapas, sendo elas: a construção do modelo multicorpos para a simulação dos esforços de torção, flexão e compressão, seguido da análise do modelo e dos resultados para identificação de possíveis falhas no comportamento, e, por fim, a comparação da simulação multicorpos com uma análise em elementos finitos tendo o intuito de validar o desempenho dos modelos. A partir disso, desenvolve-se uma metodologia que pode ser implementada pela empresa em projetos futuros. Para a realização do modelo a Maxion Structural Components solicitou o uso do software da Altair, HyperWorks, o qual já é utilizado pela companhia facilitando a utilização dos dados levantados com as simulações feitas e apresentadas no presente relatório. Com o intuito de facilitar o desenvolvimento do projeto, as questões relacionadas aos parâmetros do modelo e à fixação dos componentes foram deixadas em aberto pela Maxion. Após alinhamento com a equipe da Maxion, os resultados analisados foram: comportamento do modelo multicorpos mais elementos finitos, regiões de tensões em função dos esforços ao qual foi submetida. Esses resultados e a elaboração da bancada virtual permitem que a Maxion tenha a possibilidade de alterar funcionalidades nas bancadas de teste, possibilitando estudos prévios que forneçam maior precisão nos resultados, bem como diminuição nos custos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.notes | Projeto realizado para empresa Maxion Structural Components - Mentor na Empresa: Raphael Barbosa C. de Lima, Sami Paiva Simão e Luciano Ribeiro | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p, | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3715 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Digital Twin | pt_BR |
dc.subject | multicorpos | pt_BR |
dc.subject | bancada de ensaios | pt_BR |
dc.subject | quadro de chassi | pt_BR |
dc.subject | Altair | pt_BR |
dc.subject | Hyperworks | pt_BR |
dc.subject | Simcenter 3D | pt_BR |
dc.subject | Maxion Structural Components | pt_BR |
dc.title | Digital Twin de uma bancada de ensaios de durabilidade | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Alves, Israel Ferreira | pt_BR |
local.contributor.boardmember | Mendes, Paulo Roberto Bufacchi | pt_BR |
local.contributor.boardmember | Rodrigues, Luiz Antônio Haddad | pt_BR |
local.subject.cnpq | Engenharias | pt_BR |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |