Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorArruda, Lucas Mello De Campos
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorArruda, Lucas Mello De Campos
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:54Z
dc.date.accessioned2015-09-30T22:47:15Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:54Z
dc.date.available2015-09-30T22:47:15Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.pt_BR
dc.description.otherEmpirical studies have shown that strategic assets aggregate relevant information onto the understanding of the association between the diversification strategy and the profitability of the firm. Despite the large number of academic works involving diversification, the market knowledge assets, one of these strategic assets, have not been tested yet in the mentioned relation. In this work, the market knowledge assets are evaluated through an empirical test using a Panel Data Regression and a statistical model is built showing the moderating effect of these assets on the association between related diversification and profitability. The model uses competitive dynamics, specifically the increase of barriers to entry and the increase of market power as structural indicators of the market knowledge assets. The results from the empirical test support the fact that the assets used to increase barriers to entry and market power show a statistically relevant moderating effect. For the assets used to increase barriers to entry, the moderating effect is such that related diversification increases profitability to firms when the assets are more distinguished. In the opposite, the moderating effect for the market knowledge assets dedicated to increase market power is such that related diversification increases profitability to firms when the assets are less distinguished.pt_BR
dc.format.extent94 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/810
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectDiversificaçãopt_BR
dc.subjectVisão baseada em recursospt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectDados em painelpt_BR
dc.subjectDiversificationpt_BR
dc.subjectResource based viewpt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.subjectPanel datapt_BR
dc.titleAtivos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBoehe, Dirk Michael
local.contributor.boardmemberOliveira, Alessandro Vinícius Marques De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Lucas Mello de Campos Arruda.pdf
Tamanho:
829.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Lucas Mello de Campos Arruda_AutorizaçãoAluno.pdf
Tamanho:
480.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: