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Type: Dissertação
Title: O impacto de choques regulatórios em redes de empresas: o caso do mercado de meios de pagamento no Brasil
Authors: Sousa, Marcelo Costa De
Advisor: Ramos, Carla Sofia Dias
Publication Date: 2016
Original Abstract: Adotando a perspectiva de um ator focal, esta pesquisa explora como choques regulatórios impactam redes de empresas. Diferente de outras mudanças ambientais, como choques tecnológicos, que as empresas têm diversas formas de reação, os choques regulatórios não deixam escolha, precisam de respostas precisas e impostas. Com base na revisão da literatura, é sugerido um modelo para analisar esse processo de mudança de rede, e que inclui três níveis: empresa (capacidade de absorção), relacionamentos (mobilização de atores) e rede (competências de rede). É desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória e explicativa, sendo analisado o caso de um choque regulatório que teve lugar no setor de meios de pagamentos no Brasil com o fim da exclusividade entre bandeiras e adquirentes, quando as principais adquirentes (Cielo e Redecard) passaram a aceitar as principais bandeiras (Visa e Mastercard). Com foco no processo de mudança, é analisada a rede antes, durante e depois do choque regulatório, e o resultado é um entendimento estruturado de como uma rede é impactada por alterações regulatórias, e a que variáveis os gestores devem estar atentos afim de minimizarem e superarem tais impactos.
Keywords in original language : Rede de empresas, Dinâmica de redes, Choque regulatório, Setor meios de Pagamento
Abstract: Adopting the perspective of a focal actor, this research explores how regulatory changes affects business networks. While in environmental changes of a different nature, as technological changes where firms can react in multiples ways, regulatory changes leave no option to firms but to do what have been imposed. Based on previews research, a framework to analyze this process of change including 3 levels is put forward: the firm (absorptive capacity), the relationship (actors’ mobilization) and the network (network competences). An exploratory analysis is conducted in a regulatory change that took place in the Brazilian payment market, when the exclusivity between brands and acquirers ended. Focusing on the process of change, the network is analyzed before, during and after the regulatory change, resulting on an understanding of the extent to which a business network is affected by regulatory changes and the main aspects managers must be aware of in such situations for diminishing and overcoming such impacts.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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