ICMS-Comunicação: regra matriz de incidência tributária, especificidades e aspectos controvertidos.

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Autores

Silva Filho, Paulo César da

Orientador

Braga, Régis Fernando Ribeiro

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2019

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Resumo

O presente trabalho versa acerca do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre as prestações onerosas de serviços de comunicação, o qual é comumente denominado ICMS-Comunicação. O objetivo do presente trabalho é realizar uma abordagem científica do ICMS-Comunicação, baseada no método dedutivo-bibliográfico e principalmente no constructivismo lógico-semântico, a fim de garantir o rigor da linguagem e a construção de esquemas lógicos sintáticos que permitam a adequada manifestação semântica. Nesse sentido, o trabalho se encontra precipuamente apoiado no esquema sintático da regra matriz de incidência tributária, a partir do qual é feita a análise lógica e semântica de todos os elementos contidos nos enunciados prescritivos que servem de fundamento ao ICMS-Comunicação. Além da abordagem científica, o presente trabalho também busca fazer uma abordagem pragmática do ICMS-Comunicação, avaliando a sua incidência em relação a diversos tipos de serviços, utilidades e produtos que são ofertados pelas prestadoras de serviço de comunicação.

Palavras-chave

ICMS. Serviços. Comunicação. Incidência. Controvérsias

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Idioma

Português

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