Análise econômico-financeira da aquisição da Terra Santa por SLC Agrícola: qual a relevância das sinergias financeiras e operacionais para a transação?
Autores
João Camara Baptista de Oliveira
Orientador
Antônio Carlos Ortiz
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
Este trabalho analisa a transação entre SLC Agrícola e Terra Santa, com o objetivo de estimar o valor gerado – ou destruído – para os acionistas com a transação. Para chegar a tal conclusão, são utilizados os dados financeiros de ambas companhias e premissas de mercado para que sejam estimados caixa gerado considerando sinergias, custos de capital, capital investido e retorno sobre o capital da nova companhia formada.
Os retornos sobre o capital de cada companhia conforme seu estado original foram comparados com seus respectivos custos de capital e depois o retorno sobre o capital pós-aquisição foi comparado com o custo de capital pós-aquisição para análise da criação ou destruição de valor com a transação.
Os resultados revelaram que tende a haver geração de valor na transação, dadas as premissas utilizadas. Entretanto, a geração de valor dá-se menos pelas sinergias relacionadas a economias de despesas, e de forma mais acentuada pelo incremento do giro sobre o capital investido e pela manutenção do risco da SLC para a nova entidade.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Antônio Carlos Ortiz
Camila Mourad
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra