Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3346
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As transformações na formação de agenda no século XXI: estudo de caso Escola Sem Partido |
Authors: | Perniciotti, Fernanda Araujo |
Examination board: | Bachur, João Paulo Bonduki, Manuel Ruas Pereira Coelho |
Advisor: | Bachur, João Paulo |
Publication Date: | 2020 |
Original Abstract: | Considerando as transformações da formação de agenda pública no século XXI, com ênfase à ascensão de pautas conservadoras, na ciência política, e ao advento das redes sociais, na comunicação social, o trabalho organiza um estudo de caso do Programa Escola Sem Partido (ESP). O objetivo do trabalho é demonstrar como a trajetória do ESP - desde os primeiros passos, o ingresso no debate público, a disseminação de PLs por todo o país, as decisões institucionais e jurídicas das quais foi alvo –, criado em 2004, é emblemática dos debates que conformam a formação de agenda na atualidade, principalmente no que diz respeito ao diálogo necessário entre análises advindas das inovações tecnológicas e mapeamentos dos trâmites da política institucional. Para tal processo, o trabalho lança mão do Modelo de Múltiplos Fluxos (KINGDON, 2003), com metodologias qualitativas e quantitativas, a partir de entrevistas em profundidade, monitoramento de redes em AC, Twitter e Google Trends, levantamento quantitativo de PLs Escola Sem Partido e análogos e análises de decisões do STF. |
Keywords in original language : | Formação de Agenda Modelo de Múltiplos Fluxos Escola sem Partido Análise de Conteúdo |
Language: | Português |
Appears in Collections: | Programa Avançado em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA ARAUJO PERNICIOTTI _ Trabalho.pdf | Texto Completo | 3.93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
FERNANDA ARAUJO PERNICIOTTI _ Termo de autorização.pdf | INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO | 441.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.