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https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3354
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Paraná |
Authors: | Campos, Stael Borges |
Examination board: | Cuffa, Marina de Kallas, David Dalmon, Danilo Leite |
Advisor: | Cuffa, Marina de |
Publication Date: | 2020 |
Original Abstract: | Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma política pública de educação de âmbito nacional. Será analisada a execução da proposta de implementação realizada pelo estado do Paraná. Descreve-se a proposta de estratégia de implementação bem como sua execução realizada pelo estado durante a vigência do programa. São observados os pontos que representam as forças e fraquezas no âmbito de um regime de colaboração. Este trabalho quer ilustrar a importância de ampliar ações em regime de colaboração para o setor de educação pública, bem como apresentar critérios e eixos norteadores que podem ser considerados ao definir essa forma como a governança a ser adotada. Estimula-se também reflexões sobre os objetivos que busca-se alcançar, e oferece-se ao final uma proposta de ferramenta diagnóstica para verificar se os critérios de um regime de colaboração conseguiram ser alcançados. |
Keywords in original language : | Implementação de política pública Regime de colaboração Educação Básica Referencial Curricular Formação de professores. Public policy implementation Collaboration regimen Basic education Curricular reference Teachers formation |
Abstract: | This paper presents a case study about the implementation of Common National Curricular Base (BNCC), a national educational public policy. The execution of the implementation by Paraná state will be analysed. The implementation strategy is described and also its execution done by the state 's team during the period of the program. It 's observed the strengths and weaknesses in a collaboration regimen. This work aims to illustrate the importance of amplifying the development of collaboration regimen to the public education sector, and also present the criteria that can be considered to define this way as the governance form to be adopted. The reflexions to the desired goals are stimulated, and in the end is offered a diagnostic tool to help in the verification about the accomplishment of the collaboration regimen criteria. |
Language: | Português |
Appears in Collections: | Programa Avançado em Gestão Pública |
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