A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Paraná
Autores
Campos, Stael Borges
Orientador
Cuffa, Marina de
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma política pública de educação de âmbito nacional. Será analisada a execução da proposta de implementação realizada pelo estado do Paraná. Descreve-se a proposta de estratégia de implementação bem como sua execução realizada pelo estado durante a vigência do programa. São observados os pontos que representam as forças e fraquezas no âmbito de um regime de colaboração. Este trabalho quer ilustrar a importância de ampliar ações em regime de colaboração para o setor de educação pública, bem como apresentar critérios e eixos norteadores que podem ser considerados ao definir essa forma como a governança a ser adotada. Estimula-se também reflexões sobre os objetivos que busca-se alcançar, e oferece-se ao final uma proposta de ferramenta diagnóstica para verificar se os critérios de um regime de colaboração conseguiram ser alcançados.
Palavras-chave
Implementação de política pública; Regime de colaboração; Educação Básica; Referencial Curricular; Formação de professores.; Public policy implementation; Collaboration regimen; Basic education; Curricular reference; Teachers formation
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Cuffa, Marina de
Kallas, David
Dalmon, Danilo Leite