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Tipo de Documento: Tese
Título: Essays on economics of education
Autor: Martins, Clarice Carneiro
Orientador: Firpo, Sergio Pinheiro
Nível da titulação acadêmica: Doutorado
Data da publicação: 2021
Resumo no idioma original: Esta tese consiste em três capítulos no tema de economia da educação. O primeiro capítulo analisa o impacto de maiores salários no aprendizado dos alunos em uma amostra de escolas das redes públicas municipais e estaduais brasileiras. Usamos um experimento natural onde encontramos duas escolas de diferentes redes de ensino, uma municipal e outra estadual, e consequentemente têm regras diferentes para formação de salários. No entanto, o par de escolas analisadas estão situadas muito próximas uma da outra criando a oportunidade de investigar o efeito de políticas consecutivas de aumentos de salários de professores. O segundo capítulo é sobre gestão e supervisão escolar. Um programa de gestão, que implementa uma mudança no processo de gestão da escola, tem as supervisoras como figura central em orientar os diretores na implementação deste processo. Sendo assim, investigamos os efeitos da supervisão escolar nos resultados da implementação do programa de gestão. O terceiro capítulo propõe uma medida de desigualdade de oportunidades educacionais. Em um cenário de alta desigualdade como é o caso do Brasil, medimos a desigualdade de oportunidades em aprendizado, propomos um framework que foca nos esforços da gestão das redes educacionais em reduzir desigualdades, e estimamos um medida óptima de esforços que poderia ser implementada para reduzir os níveis de desigualdade de aprendizagem.
Palavras-chave no idioma original: função de produção educacional
redes de educação pública
aprendizado do aluno
salários de professores
supervisão escolar
gestão escolar
desigualdade de oportunidades na educação
esforços na gestão de redes
Resumo em inglês: This dissertation consists of three essays in the general field of economics of education. The first chapter analyses the impact of higher wages in students’ achievement in a sample of municipal and state schools throughout Brazil. We take advantage of a natural experiment where we have two schools that belong to different educational systems, hence they have different wage-setting rules but they are located very close to each other creating the opportunity to investigate the effect of years of salary-increasing policies. The second chapter turns to management and school supervision. The provision of a new program that proposes the implementation of managerial process changes has the supervisor as the key figure to aid school principals in this implementation. Then, we investigate the effects of school supervisors on the results of the managerial process implementation. The third chapter proposes a measure of inequality of educational opportunities. In a scenario of high inequality as it is the case in Brazil, we measure inequality of opportunities in achievement, propose a framework that suggest the focus on school systems efforts to reduce inequalities, and estimate an optimal measure of efforts that can be implemented to reduce these levels of inequality.
Keywords (termos em inglês): educational production function
public education
student achievement
teachers salaries
school supervision
school management
inequality of opportunity
educational management efforts
Idioma principal: Inglês
Area do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Licença de uso: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Aparece nas coleções:Doutorado em Economia dos Negócios

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