Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T23:44:22Z-
dc.date.available2022-08-04T23:44:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3867-
dc.description.abstractEsta tese consiste em três capítulos no tema de economia da educação. O primeiro capítulo analisa o impacto de maiores salários no aprendizado dos alunos em uma amostra de escolas das redes públicas municipais e estaduais brasileiras. Usamos um experimento natural onde encontramos duas escolas de diferentes redes de ensino, uma municipal e outra estadual, e consequentemente têm regras diferentes para formação de salários. No entanto, o par de escolas analisadas estão situadas muito próximas uma da outra criando a oportunidade de investigar o efeito de políticas consecutivas de aumentos de salários de professores. O segundo capítulo é sobre gestão e supervisão escolar. Um programa de gestão, que implementa uma mudança no processo de gestão da escola, tem as supervisoras como figura central em orientar os diretores na implementação deste processo. Sendo assim, investigamos os efeitos da supervisão escolar nos resultados da implementação do programa de gestão. O terceiro capítulo propõe uma medida de desigualdade de oportunidades educacionais. Em um cenário de alta desigualdade como é o caso do Brasil, medimos a desigualdade de oportunidades em aprendizado, propomos um framework que foca nos esforços da gestão das redes educacionais em reduzir desigualdades, e estimamos um medida óptima de esforços que poderia ser implementada para reduzir os níveis de desigualdade de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extentp. 207pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.subjectfunção de produção educacionalpt_BR
dc.subjectredes de educação públicapt_BR
dc.subjectaprendizado do alunopt_BR
dc.subjectsalários de professorespt_BR
dc.subjectsupervisão escolarpt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectdesigualdade de oportunidades na educaçãopt_BR
dc.subjectesforços na gestão de redespt_BR
dc.titleEssays on economics of educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.otherThis dissertation consists of three essays in the general field of economics of education. The first chapter analyses the impact of higher wages in students’ achievement in a sample of municipal and state schools throughout Brazil. We take advantage of a natural experiment where we have two schools that belong to different educational systems, hence they have different wage-setting rules but they are located very close to each other creating the opportunity to investigate the effect of years of salary-increasing policies. The second chapter turns to management and school supervision. The provision of a new program that proposes the implementation of managerial process changes has the supervisor as the key figure to aid school principals in this implementation. Then, we investigate the effects of school supervisors on the results of the managerial process implementation. The third chapter proposes a measure of inequality of educational opportunities. In a scenario of high inequality as it is the case in Brazil, we measure inequality of opportunities in achievement, propose a framework that suggest the focus on school systems efforts to reduce inequalities, and estimate an optimal measure of efforts that can be implemented to reduce these levels of inequality.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.qualificationlevelDoutoradopt_BR
dc.subject.keywordseducational production functionpt_BR
dc.subject.keywordspublic educationpt_BR
dc.subject.keywordsstudent achievementpt_BR
dc.subject.keywordsteachers salariespt_BR
dc.subject.keywordsschool supervisionpt_BR
dc.subject.keywordsschool managementpt_BR
dc.subject.keywordsinequality of opportunitypt_BR
dc.subject.keywordseducational management effortspt_BR
dc.contributor.autorMartins, Clarice Carneiro-
dc.contributor.orientadorFirpo, Sergio Pinheiro-
dc.coverage.paisAkrotiript_BR
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Economia dos Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clarice_Martins - TESE.pdfClarice_Martins - TESE2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.