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https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4124
Type: | Dissertação |
Title: | Da teoria à prática um estudo de caso do Primeira Infância Melhor: fatores contextuais e processuais na elaboração da Teoria da Mudança |
Author: | Ribeiro, Marina Mendes Rodrigues |
Examination board: | Lazzarini, Sérgio Giovanetti Cabral, Sandro Melo, Carolina Pedrosa Gomes de Souza, Andre Portela |
Advisor: | Lazzarini, Sérgio Giovanetti |
Academic degree: | Mestrado |
Publication Date: | 2022 |
Original Abstract: | A pesquisa identifica quais fatores contextuais e processuais influenciam a construção de uma Teoria da Mudança por meio da utilização de um framework conceitual, que foi base para a análise do estudo de caso único de uma política pública estadual do Brasil – o programa Primeira Infância Melhor, do governo do Rio Grande do Sul. O trabalho observa a presença dos preceitos teóricos na experiência, adiciona outros dois fatores – sensibilização e ideias da Gestão do Valor Público – e descreve como podem influenciar a elaboração de uma Teoria da Mudança. Para além do discutido na literatura, propõe-se que a percepção do alto escalão afeta o processo de construção por meio do conhecimento que têm do contexto, sua autoridade e possibilidade de sensibilizar e engajar stakeholders, que foram etapas identificadas como fatores processuais. A despeito do papel crucial da liderança, há também a importância central de aspectos contextuais. Mesmo que a liderança tenha implementado etapas previstas, podem surgir eventos não previstos que alteram a forma como os atores interagem, sendo um novo fator contextual. Na ocorrência desse cenário, a construção da Teoria da Mudança se baseará em elementos já presentes em seus sistemas político e administrativo, como a ideologia do partido e aprendizados prévios do processo de implementação. A partir dos resultados desse trabalho, formuladores de políticas públicas poderão obter um processo de elaboração de Teoria da Mudança mais bem sucedido. |
Keywords in original language : | Teoria da Mudança Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Reforma da Gestão Pública Administração Pública |
Abstract: | The research identifies which contextual and procedural factors influence the development of a Theory of Change through the use of a conceptual framework. The methodology is central for the analysis of a case study of public policy in Brazil – Better Early Childhood (Primeira Infância Melhor), from the state government of Rio Grande do Sul. The work register the presence of the theoretical precepts in the experience, adds two other factors – raising awareness and Public Value Management ideas – and describes how they can influence the development of a Theory of Change. Additionally, to what is discussed in the literature, it is proposed that the perception of elite decision making affects the process of construction of the Theory of Change through its knowledge of the context, its authority and the possibility of raising awareness and engaging stakeholders, steps that were identified as procedural factors. Despite the crucial role of leadership, there is also the central importance of contextual aspects. Even if leadership has implemented the planned steps, chance events may arise that change the way actors interact, being a new contextual factor. In the event of this contextual factor, the construction of the Theory of Change will be based on elements already present in its political and administrative systems, such as party ideology and lessons previously learned from the implementation. Making use of the results, policymakers can enjoy a more successful process of Theory of Change development. |
Keywords (english terms): | Theory of Change Monitoring and Evaluation of Public Policies Public Management Reform Public Administration |
Language: | Português |
CNPq Area: | Ciências Exatas e da Terra Ciências Humanas |
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Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
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