O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira
Autores
Fior, Gisele
Orientador
Marques, André Luiz
Co-orientadores
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Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2022
Resumo
As competências comportamentais podem ser consideradas especialmente
importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e
fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No
entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e
há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada
para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor
público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do
desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público.
Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e
oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público,
tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças
constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e
interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São
apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e
Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em
uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam
o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores
públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível
organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível
nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo
implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos
de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público
brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar
o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos
e servidores públicos.
Palavras-chave
Setor público; Gestão de pessoas; Desenvolvimento; Competências comportamentais
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Mori, Cristina Kiomi
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Humanas