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dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T23:47:17Z-
dc.date.available2022-10-04T23:47:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4135-
dc.description.abstractAs competências comportamentais podem ser consideradas especialmente importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público. Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público, tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos e servidores públicos.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCompetências comportamentaispt_BR
dc.titleO desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.contributor.defensecommitteeMori, Cristina Kiomipt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.contributor.autorFior, Gisele-
dc.contributor.orientadorMarques, André Luiz-
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
Appears in Collections:Programa Avançado em Gestão Pública

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