CEOs e composição do conselho de administração: a falta de identificação pode ser motivo para existência de teto de vidro para mulheres no Brasil?
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Autores
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2011
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Resumo
O aumento significante da participação feminina na força de trabalho não impediu que permanecessem as
diferenças com relação aos salários e à igualdade de tratamento nas promoções com relação ao gênero. Segundo
a teoria da divisão do trabalho dentro da família, de acordo com as vantagens relativas de cada membro do casal
(Becker, 1965), a diferença salarial e de promoção pode implicar menor investimento por parte das mulheres em
seu aperfeiçoamento profissional. Neste trabalho, utilizamos uma base de dados inédita, referente a 370
empresas, que possibilita a investigação sobre a existência de teto de vidro para as mulheres no Brasil.
Utilizando a metodologia empírica de probit, que permite a análise de variáveis binárias qualitativas, como a
presença de uma mulher ou um homem no cargo mais elevado de uma empresa, concluiu-se neste estudo que
existe uma relação entre a dificuldade da promoção de mulheres e a existência de um Conselho de
Administração para ela. Com base na análise de Westphal e Fredrickson (2001), pode-se dizer que os resultados
encontrados mostram que o Conselho de Administração busca escolher um CEO (do inglês Chief Executive
Officer) que represente ao máximo seu próprio perfil de atuação e que, sendo o Conselho majoritariamente
masculino, indivíduos do sexo feminino sofrem maior resistência à promoção.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Revista de Administração Contemporânea (RAC)
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Idioma
Português