Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática
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Trabalho de Evento
Data
2006
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Resumo
Este artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através de entrevistas com profissionais ligados às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, o trabalho identifica como empresas têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas. São comparadas empresas do setor de energia elétrica do Brasil e do setor de informática do Pólo Industrial de Manaus. De uma forma geral, os resultados indicam que as políticas de inovação têm contribuído para aumentar o interesse das empresas por inovação. No entanto, esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal ou estrangeiro do que pelas empresas de controle de capital privado nacional. Isso é particularmente relevante, pois as empresas de capital privado nacional atuam num mercado pouco regulamentado e, portanto, estão mais sujeitas às forças de mercado, onde o nível de competição é crescente. O limitado interesse dessas empresas por inovação reforça a idéia de que políticas de inovação não podem englobar apenas ações voltadas para o lado da oferta, nem podem estar dissociadas de políticas voltadas para o fortalecimento do ambiente institucional.
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