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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A intergeracionalidade como prática de responsabilidade social corporativa das empresas do setor de telecomunicações.
Author: Junqueira, Gabriela Brocadello
Advisor: Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes
Academic degree: Especialização (Lato sensu)
Publication Date: 2020
Original Abstract: O presente estudo tem como objetivo observar a efetiva prática da sustentabilidade pelas empresas brasileiras, do viés da intergeracionalidade. A autora abordou, além da revisão bibliográfica, as escassas pesquisas existentes sobre o tema e demais obras de autores sobre o assunto. Além disso, foram analisadas quatro empresas do setor de telecomunicações, através da observação dos indicadores de gestão de pessoas e faixa etária, apresentados em Relatórios de Sustentabilidade de acordo com as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative). O resultado obtido através da análise dos Relatórios de Sustentabilidade das empresas de telecomunicações foi corroborado pelo estudo apresentados no XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão e pela pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Como a sustentabilidade, do ponto de vista da diversidade, é considerada importante meio para geração de valor e melhoria da imagem das empresas, abordamos no presente trabalho a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), tendo a diversidade de idade, chamada de intergeracionalidade, como um dos pilares de prática responsável de gestão. Dessa maneira, conclui-se que, apesar de afirmarem as empresas o compromisso com a sustentabilidade organizacional e políticas de RSC, existe um ageísmo velado e institucionalizado, fazendo com que a evolução das organizações seja lenta e pouco expressiva do ponto de vista da diversidade de faixa etária.
Keywords in original language : Governança Corporativa
Responsabilidade social corporativa
Relatório de Sustentabilidade
Ageísmo
Intergeracionalidade
Abstract: The goal of this research is to observe the practical effectiveness of sustainability by Brazilian corporations, in reference to intergenerationality. In addition to the bibliographic review, the author addressed the scarce existing research on the subject as well as works by other authors. Through the observation of people management indicators and age groups, four companies in the telecommunications sector were analyzed following the GRI (Global Reporting Initiative) guidelines in Sustainability Reports. The result obtained from analysis of the Sustainability Reports of the telecommunications companies was corroborated by the study presented at the XI National Congress of Management Excellence and by the research carried out by the Ethos Institute in cooperation with the Inter-American Development Bank. Diversity is considered an important means for generating value and improving the image of companies from the point of view of sustainability. In this paper we address corporate social responsibility (CSR), with age diversity, known as intergenerationality, as one of the pillars of the managerial responsibility. Thus, it is concluded that although companies affirm their commitment to organizational sustainability and CSR policies, there is a veiled and institutionalized ageism, making the evolution of organizations slow and insignificant in terms of diversity of age range.
Keywords (english terms): Corporate Governance
Corporate Social Responsibility
Sustainability Report
Ageism
Intergenerationality
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinar
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:LL.C. em Direito Empresarial

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