Demanda por Meios de Transporte na Grande São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicas
Autores
Lopes, Carlos Eduardo M.
Moita, Rodrigo Menon Simões
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Working Paper
Data
2013
Resumo
Este artigo estima a demanda por meios de transporte na Região
Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância,
sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo logit usando dados
da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que
a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha
dos usuários, e que estações de metrô provocam migração de usuários do
ônibus para metrô e carro. Por outro lado, políticas que afetam o custo
de uso do carro se mostraram mais eficazes. Simulações feitas sobre a
introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas
taxas causariam uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo
centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 6% e 28%,
respectivamente.
Palavras-chave
estimação de demanda; logit; trânsito; pedágio urbano
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas