Demanda por Meios de Transporte na Grande São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicas
N/D
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Working Paper
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Este artigo estima a demanda por meios de transporte na Região
Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância,
sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo logit usando dados
da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que
a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha
dos usuários, e que estações de metrô provocam migração de usuários do
ônibus para metrô e carro. Por outro lado, políticas que afetam o custo
de uso do carro se mostraram mais eficazes. Simulações feitas sobre a
introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas
taxas causariam uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo
centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 6% e 28%,
respectivamente.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas