Produtividade e Educação nos Municípios Brasileiros
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Policy Paper
Data
2017
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Resumo
Esse texto tem como objetivo investigar o descompasso entre o crescimento da produti vidade e da escolaridade no Brasil. Especificamente, são estudadas as relações entre o
crescimento do percentual de concluintes do ensino médio e superior e o crescimento da
produtividade (valor agregado por trabalhador), salário médio e renda per capita a nível
municipal entre 2000 e 2010. Para isso, utilizamos dados dos Censos Demográficos e as
contas regionais desses anos. Os resultados obtidos mostram uma aparente correlação
negativa entre a produtividade e a escolaridade, que pode ser justificada pela união de três
constatações: (1) os municípios mais pobres ou menos produtivos inicialmente foram os
que tiveram o maior aumento de produtividade, salário médio e renda per capita; (2) os
municípios mais escolarizados foram aqueles que tiveram o maior crescimento no per centual de concluintes do ensino médio e, especialmente, do superior e (3) os municípios
inicialmente mais ricos ou produtivos são aqueles cujo percentual de concluintes do en sino médio e superior são mais altos. Assim, considerando constante o nível inicial da
produtividade, do salário médio e da renda per capita, de forma a controlar os seus efeitos
sobre os resultados, as correlações se tornaram positivas para o crescimento dessas três
variáveis e os dois níveis de escolaridade. Portanto, conclui-se que, o nível de educação
relaciona-se positivamente com a produtividade.
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