Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras
Autores
Fontes, Fabrini de Carvalho
Orientador
Barros, Henrique Machado
Co-orientadores
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2013
Resumo
A internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.
Palavras-chave
Internacionalização; Fusão e aquisição; Poder de mercado; Relatedness; Distância econômica; Internationalization; Mergers and acquisitions; Market power; Relatedness; Economic distance
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Sanvicente, Antonio Zoratto
Carneiro, Jorge Manoel Teixeira