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Type: Dissertação
Title: Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras
Authors: Fontes, Fabrini de Carvalho
Examination board: Sanvicente, Antonio Zoratto
Carneiro, Jorge Manoel Teixeira
Advisor: Barros, Henrique Machado
Publication Date: 2013
Original Abstract: A internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.
Keywords in original language : Internacionalização
Fusão e aquisição
Poder de mercado
Relatedness
Distância econômica
Internationalization
Mergers and acquisitions
Market power
Relatedness
Economic distance
Abstract: The internationalization of firms is a phenomenon of great importance in corporate management. Recently, foreign direct investment (FDI), especially in mergers and acquisitions (M&A), originating in emerging countries has been an important part of global investments. Facing this new configuration of FDI, this paper seeks to analyze whether factors such as the market power of the acquiring company in its home country, the relatedness between businesses, and the economic distance between countries influence the performance of international M&A by Brazilian companies. Using as a proxy for performance, the cumulative abnormal return (CAR) in a short-term window of three days before and three days after the announcement of the transaction. A moderating effect of the economic distance was identified in the relationship between relatedness and performance of international M&A, and this corroborates results of previous research on the positive influence of relatedness also for buyers from emerging countries. There was no evidence of the relevance of market power for performance.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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