Ouvi Celular e o lançamento da Atope – Marketing móvel no Brasil
Autores
Islam, Gazi
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Caso
Data
2010
Arquivos
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
A Ouvi está se preparando para tirar vantagem do crescente mercado de telecomunicações brasileiro com seu lançamento planejado de uma joint venture com a Telenor. A joint venture, chamada Atope, tentará ser uma pioneira na indústria de marketing móvel no Brasil. A liderança da Ouvi precisa fazer escolhas importantes sobre qual seria a melhor forma de administrar sua estratégia.
Objetivos de aprendizagem
Este caso tem o objetivo de demonstrar problemas de estratégia internacional como a incerteza de mercados, a introdução de tecnologia numa economia emergente e a escolha da forma de penetração. Os alunos terão que discutir como lidar com a incerteza relativa aos padrões da indústria, vantagens e desvantagens dos pioneiros e problemas culturais envolvidos no gerenciamento de uma joint venture internacional. Apesar de esses problemas pertencerem à gestão estratégica em geral, neste caso a dimensão cultural ilumina cada um dos problemas estratégicos de forma particularmente aguda. Por exemplo, a origem geralmente nacional de empresas parceiras é um fator chave para explicar a formação de uma joint venture. Além disso, a ambiguidade nos padrões da indústria de telecomunicações no Brasil durante o período no qual o caso acontece envolve problemas de reputação e culturais como estereótipos sociais e considerações sobre o status, essenciais para perceber como os participantes da indústria sentirão o ambiente e reagir ao surgimento da joint venture. Tais pressupostos culturais dão ao caso um sabor de “gestão internacional”, mais do que simplesmente de “estratégia”. Assim, apesar de a cultura ser um fator central de estratégia em relação às práticas de recursos humanos da Atope, ela também permeia outras questões estratégicas como as atinentes à habilidade de a Atope de criar padrões na indústria e capturar as vantagens dos pioneiros em construir uma reputação forte como primeira escolha no marketing móvel.
Idioma
Português, Inglês
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS