A Cor do Voto: O Impacto do Tom de Pele nos Resultados Eleitorais e os Fatores Que Favorecem a Ascensão de Candidatos Negros

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Autores

Costa, Juliana Carvalho da
Sobral, Filipe

Orientador

Co-orientadores

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Tipo de documento

Relatório de pesquisa

Data

2025

Unidades Organizacionais

Resumo

Esta pesquisa examina o impacto do colorismo nas eleições municipais brasileiras, investigando como o tom de pele influencia os resultados eleitorais de candidatos a prefeito. Utilizando uma base de dados abrangente com 15.594 observações, extraída do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estudo emprega técnicas de web scraping para coletar informações sobre os candidatos e um algoritmo de classificação para mensurar o tom de pele com base na Escala de Tom de Pele Monk (MST). A análise é conduzida por meio de regressões lineares, buscando isolar o efeito do tom de pele sobre o percentual de votos recebido pelos candidatos. Os resultados indicam que candidatos com pele mais escura recebem menos votos em média, mesmo após considerar outras diferenças individuais que podem estar relacionadas à raça, como nível educacional, ocupação profissional e orientação política do partido. No entanto, a pesquisa também identifica fatores que mitigam o impacto do tom de pele: (i) o apoio de governadores, que confere legitimidade ao candidato; (ii) coligações partidárias amplas, que fortalecem a percepção de viabilidade eleitoral; e (iii) maior visibilidade por meio de gastos de campanha, que reduzem vieses implícitos. Por outro lado, não encontramos evidências de que o impacto do tom de pele seja mais acentuado para mulheres. As conclusões do estudo destacam a persistência de barreiras à ascensão de lideranças negras e apontam caminhos para reduzi-las, contribuindo para o debate sobre inclusão racial e representatividade na política.

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

A pesquisa é uma produção do Núcleo de Pessoas no Setor Público, vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas.

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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS HUMANAS

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