Hiperinflação e Estabilização: Um Estudo Comparativo Entre a Estabilização Monetária na República de Weimar(1923) e no Brasil no Plano Real(1994)

Imagem de Miniatura

Autores

Schmidt, João Pedro Retz de Abreu

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Relatório de Iniciação Científica

Data

2025

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho realiza uma análise comparativa da hiperinflação na Alemanha (1918-1923) e no Brasil (1980-1994). O objetivo central foi investigar as causas da hiperinflação bem como as semelhanças e diferenças nos processos de estabilização de ambos os países. A pesquisa demonstrou que a causa comum nos dois casos foi a dominância fiscal e a consequente patologia institucional da moeda. Na Alemanha, a hiperinflação manifestou-se como um evento explosivo, enquanto no Brasil o fenômeno se apresentou como um problema crônico e inercial. O trabalho concluiu que a superação da crise exigiu, em ambos os casos, a interrupção da dominância fiscal, a adoção de uma âncora nominal crível e a coordenação das expectativas dos agentes, como exemplificado pelas reformas do Rentenmark e do Plano Real. A principal contribuição do estudo é a demonstração de que a o compromisso político com a estabilidade fiscal é o pilar essencial da estabilidade monetária.

This paper conducts a comparative analysis of hyperinflation in Germany (1918- 1923) and Brazil (1980-1994). The central objective was to investigate the causes of hyperinflation as well as the similarities and differences in the stabilization processes of both countries. The research demonstrated that the common cause in both cases was fiscal dominance and the consequent institutional pathology of the currency. In Germany, hyperinflation manifested as an explosive event, while in Brazil, the phenomenon presented itself as a chronic and inertial problem. The paper concluded that overcoming the crisis required, in both cases, the interruption of fiscal dominance, the adoption of a credible nominal anchor, and the coordination of agents' expectations, as exemplified by the reforms of the Rentenmark and the Plano Real. The study's main contribution is to demonstrate that political commitment to fiscal stability is the essential pillar of monetary stability.

Palavras-chave

Hiperinflação; Plano Real; Estabilização Monetária; República de Weimar; Brasil; Hyperinflation; Monetary Stabilization; Weimar Republic; Brazil

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por