Navegando por Autor "Barros, Henrique Machado"
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Working Paper Appropriability and Complementarities in a Fragile Patent System: Evidence from Brazilian Manufacturin(2013) Barros, Henrique MachadoWorking Paper Appropriability and the Patenting Process: An Exploratory Analysis of Pharmaceuticals(2008) Barros, Henrique MachadoThe literature reports that patents are commonly seen as isolating mechanisms. Nevertheless, our knowledge as to how firms manage both patents and the patenting process to capture the benefits realised from innovative effort is still scant. In this paper we explore how firms use the patenting process to enhance appropriability conditions. Based upon case studies of six various sized UK pharmaceutical firms our findings suggest that it is mainly by managing a whole portfolio of patents that firms will generate the full benefits of patents and limit the operations of (potential) competitors. The portfolio approach is one alternative to broaden the scope of protection. Along the same lines our sample firms also revealed their interest in broader territorial coverage. Although the protection achieved is largely determined by the legal framework, firms revealed that the timing of application is pivotal in determining the scope of the final patent grant and other related follow-up patents.Working Paper Ativos Estratégicos de Conhecimento do Mercado, Diversificação Relacionada e Desempenho: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo(2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique MachadoEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.Artigo Científico Desempenho de Empresas Diversificadas: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo dos Estados Unidos(2018) Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Arruda, Lucas Mello de CamposEste artigo analisa o efeito da estratégia de diversificação relacionada no desempenho das firmas.Com base em uma amostra de cerca de 70% das companhias aéreas dos Estados Unidos,o trabalho investiga a relação entre o grau de diversificação e a lucratividade das firmas. Foram utilizados modelos de regressão linear múltipla com dados longitudinais(i.e., 6 anos),cuja estimação dos parâmetros foi feita pelo método dos momentos generalizado (GMM).Apesquisa identificaque o padrão de relação entre a extensão da diversificação e o desempenho é curvilíneona forma de U-invertido.Portanto, a expansão do escopo dos negócios das firmas com a estratégia de diversificação relacionada aumenta os esforços de coordenaçãoque, a partir de certo momento, penalizam os benefícios dessa estratégia.Trabalho de Evento Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação(2010) Soares, Guilherme; Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes, levando em consideração a preferência dos clientes. Os canais de marketing podem existir em dois arranjos básicos que se diferenciam pela ausência (ou presença) de intermediários. Isso se aplica tanto nos casos em que os clientes são indivíduos quanto nos casos em que os clientes são corporações. Em ambos os casos, a decisão de selecionar os fornecedores pode considerar outras variáveis nem sempre associadas ao produto, mas associadas ao relacionamento que se pretende ter. O uso de representantes independentes de vendas aumenta a eficiência da disponibilidade dos produtos ao mercado brasileiro. No segmento de tecnologia da informação, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing eficientes é imprescindível. Embora a gestão de canais envolva um fórum de decisão bastante amplo, é crítico para as empresas entender os determinantes para que o cliente opte ser provido diretamente pela força de vendas própria do fabricante ou através de canais intermediários de vendas. A literatura de marketing, por sua vez, tem dado mais ênfase aos efeitos dos atributos dos agentes e dos relacionamentos para a continuidade destes, mas pouco tem explorado como tais atributos efetivamente afetam a decisão do cliente preferir um canal a outro. Além disso, muito a respeito da literatura de múltiplos canais está relacionada ao contexto B2C (business-to-consumer), ou seja, mercado de consumo ao invés do mercado corporativo. A literatura de canais de marketing sobre o as relações no mercado corporativo, ou B2B (business-to-business), é menos expressiva que aquela sobre o mercado consumidor. Portanto, esta pesquisa se propõe a analisar de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas, suportando esta decisão de uma maneira mais robusta que uma simples comparação de preço. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Working Paper Determinantes da Escolha de Canais pelo Cliente Corporativo: Um Estudo do Mercado Industrial de Tecnologia da Informação(2011) Soares, Guilherme; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique MachadoA partir de um survey de 505 clientes corporativos do mercado industrial de tecnologia da informação, este artigo analisa, com base no modelo estatístico logit, se os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Os resultados revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados como (estatisticamente) determinantes para a escolha do canal de marketing. Isso sugere que o desenvolvimento de atributos do relacionamento pode depender de características específicas do canal.Artigo Científico Determinants of the choice of marketing channels by corporate clients: an analysis of the information technology sector(2012) Soares, Guilherme; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique MachadoArtigo Científico Do organizational incentives spur innovation?(2012) Barros, Henrique Machado; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINIWorking Paper Management of Intellectual Property in Brazilian Universities: a Multiple Case Study(2013) Pojo, Sabrina Da Rosa; Vidal, Valéria Schneider; Zen, Aurora Carneiro; Barros, Henrique MachadoOriginally established to incentivize individual inventors the patent system became broadly used by corporations, and has been increasingly used by universities worldwide. In Brazil, this is not different; especially in recent years when public policy has attempted to more directly foster innovation in the country. However, little is known as to the extent that universities in Brazil are able to coordinate patent-related activities and to facilitate knowledge transfer. On the basis of multiple case studies this paper explores how publicly-funded universities in Brazil are equipping themselves to deal with intellectual property rights (IPR) as well as technology licensing. The studied cases suggest that despite significant amount of patents applications, Brazilian universities present many differences in the management of their intellectual property. In particular, universities’ TTOs seem to play a central role in university productivity when it comes to patenting and knowledge transfer.Working Paper Meritocracy and Innovation: Is There a Link? Empirical Evidence from Firms in Brazil(2009) Barros, Henrique Machado; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINIWe investigate whether meritocracy affects firms’ innovation performance. More specifically, we empirically evaluate the prediction that the use of higher performance-based pay and promotion should lead to a higher percentage of firm revenues coming from innovations in products and services. To test this prediction, we employ a survey of 370 Brazilian firms in a broad range of industries. Our two-stage regressions, devised to account for potential endogeneity, indicate that while the use of performance-based promotion strongly affects innovation, the effect of contingent pay is marginal. Apparently, the long-term feature of promotion-based meritocracy is more effective to tap into individuals’ creativity than is short-term pay. Our study sheds light on the debate about how organizational practices can affect the innovative potential of firms.Trabalho de Evento Performance-based pay and promotion: do they foster firms’ innovativeness? empirical evidence from Brazil(2009) Barros, Henrique Machado; SERGIO GIOVANETTI LAZZARININão informadoTrabalho de Evento Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática(2006) Barros, Henrique Machado; DANNY PIMENTEL CLARO; Chaddad, Fabio RibasEste artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através de entrevistas com profissionais ligados às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, o trabalho identifica como empresas têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas. São comparadas empresas do setor de energia elétrica do Brasil e do setor de informática do Pólo Industrial de Manaus. De uma forma geral, os resultados indicam que as políticas de inovação têm contribuído para aumentar o interesse das empresas por inovação. No entanto, esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal ou estrangeiro do que pelas empresas de controle de capital privado nacional. Isso é particularmente relevante, pois as empresas de capital privado nacional atuam num mercado pouco regulamentado e, portanto, estão mais sujeitas às forças de mercado, onde o nível de competição é crescente. O limitado interesse dessas empresas por inovação reforça a idéia de que políticas de inovação não podem englobar apenas ações voltadas para o lado da oferta, nem podem estar dissociadas de políticas voltadas para o fortalecimento do ambiente institucional.Working Paper Tecnologia da Informação e Eficiência Bancária no Brasil(2013) Mainetti Junior, Sergio; Gramani, Maria Cristina Nogueira; Barros, Henrique MachadoApesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.Working Paper The Effects of Innovation Partnership, Foreign Ownership and Enhanced Management Practices on the Use of Patents in Brazilian Manufacturing(2011) Barros, Henrique MachadoThe bulk of evidence regarding firms‘ patent behaviour derives from institutional environments where a relatively strong protection can be obtained even if patents per se are imperfect protection mechanisms. Our knowledge as to the determinants of firms‘ propensities to patent in weak appropriability regimes is still unclear. Thus, this paper explores the effects of firms‘ innovation partnerships, ownership, and adoption of new management practices on the likelihood of using patents in Brazilian manufacturing. Our analysis derives from responses of firms to questions in the Brazilian Industrial Survey of Technological Innovation (Pintec) and is based upon logit model estimates indicating the likelihood that firms‘ various attributes make them more inclined to pursue patents. The findings indicate that firms that have adopted more sophisticated management practices are those less likely to use patents, and this runs against documented evidence from more developed settings where patents have become a prominent managerial device. In addition, the results reveal that domestic and foreign firms in Brazilian manufacturing have no dissimilarity as to their inclination to use patents. Finally, and counter-intuitively, despite the weakness of the Brazilian appropriability regime firms engaged in innovation-oriented collaborations rest on patenting to avoid unintended knowledge spillovers.Working Paper The interaction between patents and other appropriability mechanisms: firm-level evidence from UK manufacturing(2008) Barros, Henrique MachadoThis paper investigates firms’ propensities to patent in manufacturing. Using a unique data set from the UK Community Innovation Survey (CIS) this paper detects the determinants of the importance of patents as a protective device. In addition, this paper explores how patents interact with other appropriability mechanisms. We find that i) the importance of patents varies across industrial sectors and by firm size, ii) a perceived high importance of patents is associated with a higher innovative capacity, iii) competition is to a certain extent conducive to a greater importance for patents, iv) innovation collaborations and government support may increase the importance of patents depending on the agents engaged in these activities, and v) patents seem to work as complements rather than substitutes for other appropriability mechanisms.