Navegando por Autor "Cernev, Adrian Kemmer"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- 3 Marias: de mulheres para mulheres(2022) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Balian, José Eduardo AmatoObjetivo do caso: ajudar estudantes a avaliar as dificuldades do processo empreendedor, observando as particularidades que envolvem a concepção do negócio e sua validação, a distância entre o conceito do negócio e sua efetiva operacionalização e monetização. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: o caso favorece reflexões acerca das metodologias adotadas no processo de validação do modelo de negócio, bem como a construção do seu MVP. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno a capacidade de avaliar o processo adotado de validação do modelo de negócio, desde as entrevistas até o MVP. Relevância/originalidade: estimular a discussão crítica acerca da construção do MVP de uma startup. O caso, também, proporciona um debate sobre o abismo existente entre a concepção do modelo de negócio e sua operacionalização, inclusive no que tange à sustentabilidade financeira do modelo proposto. Contribuições sociais / para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo de validação do modelo de negócio à construção de um MVP, bem como desenvolver um modelo de sustentação financeira de um empreendimento de impacto social.
- Afinal, quem criou o PIX?(2022) Gonzalez, Lauro; Cernev, Adrian Kemmer
- Blockchain e mudanças nos pagamentos do setor público como política de Estado(2022) Diniz, Eduardo H.; Cernev, Adrian Kemmer; Gonzalez, Lauro
- Blockchain, Web3 e Inclusão Social(2022) Nakahodo, Sidney; Gonzalez, Lauro; Cernev, Adrian Kemmer
- Caminhos para pagamentos digitais(2021) Cernev, Adrian Kemmer; Diniz, Eduardo HenriqueNa China e no Brasil, os sistemas virtuais para transações financeiras aperfeiçoam-se para um modelo em que a infraestrutura é oferecida pelos bancos centrais, de forma a evitar a oligopolização do mercado.
- Capital empreendedor: mais capital, mais empreendimentos(2021) Cernev, Adrian Kemmer; Menegon, Letícia Fantinato; Garcia, Mariana AdasA Capital Empreendedor é um marketplace de serviços financeiros que conecta pequenas e médias empresas que necessitam de crédito a investidores e instituições financeiras. Tendo oferecido mais de R$ 1 bilhão em crédito em seus dois anos de existência, a empresa pretende expandir suas operações a fim de se tornar a maior fintech facilitadora de crédito do País. Para tanto, faz-se necessário decidir de que forma o capital da empresa será aumentado. Abordando novos modelos de negócio e plataformas digitais, este caso enfoca a pertinência dos modelos de investimento financeiro em diferentes estágios de desenvolvimento de uma startup.
- Como Fazer o Dinheiro Chegar a Quem mais Precisa?(2020) Gonzales, L. E.; Cernev, Adrian Kemmer
- Contact tracing: Achieving equilibrium between blockchain solutions and privacy amid the novel coronavirus pandemic(2022) Moraes, Trícia Karla Lacerda; Cernev, Adrian Kemmer; Diniz, Eduardo HenriqueIn moments of scepticism and hopelessness, the drive to satisfy collective needs pushes humanity to accomplish incredible feats to ensure our survival on earth. Indeed, the current global crisis caused by the novel coronavirus is no exception. We are struggling with the abrupt spread of this illness and continuously striving to find efficient solutions. This has been André Salem Alégo’s primary inspiration since the crisis hit his country in March 2020. He is the chief executive officer of Blockforce, a blockchain-based SocialTech. Having observed the effects of novel coronavirus, André examined various approaches that could help contain the spread of the virus and keep society safe. He came up with the idea for an innovative service called Desviralize, which supports pandemic crisis monitoring through contact-tracing with the use of blockchain technology. This teaching case covers how an emergent technology evolves amid the pandemic. It draws attention to important facts related to the digital era such as data security and privacy in the context of Desviralize and Blockforce’s chief executive officer’s strategies for boosting platform growth within the constraints imposed by data protection regulation, the critical pandemic situation, and the ethical aspects of the application of technology.
- Criptomoedas, gigantes da tecnologia e inclusão(2019) Gonzalez, Lauro E.; Cernev, Adrian Kemmer; Diniz, Eduardo Henrique
- É preciso acelerar o pagamento instantâneo(2020) Gonzalez, Lauro; Cernev, Adrian Kemmer
Texto para discussão Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade(2020) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Ferreira, Fernando Coelho Martins; Balian, José Eduardo AmatoObjetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável. Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas. Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.- Faculty experience and digital platforms in education(2022) Santos, Vanessa Martins dos; Cernev, Adrian Kemmer; Saraiva, Guilherme Marzol Montandon; Bida, Adriano GonçalvesPurpose Digital platforms have enabled the emergence of new business models by transforming the competitive scenario, labour, traditional management activities and strategies of the organisations regarding a number of productive sectors. The objective of this study is to analyse these changes in the educational sector from the view of professors who produce content in digital platforms, such as the massive open online courses (MOOCs). Design/methodology/approach In-depth interviews were conducted with 10 Brazilian professors using MOOC. The methodology proposed by Bardin (2011) and the board’s guidelines (2013) were used for content analysis. Findings Positive aspects such as autonomy, higher financial gains, geographic coverage, quality of life and cheaper and quicker courses were identified in the present study, whereas negative aspects were disclosure and sales performed by faculty members, problems with technical support, demand for new skills (e.g. digital marketing), new teaching methods and opportunities perceived by the professors. Research limitations/implications The results found cannot be generalised to different publics and contexts. Originality/value The results contribute to a better understanding of the new business models on digital platforms as they show evidence of how these techniques are contributing to digital transformation of traditional sectors. This model can be used to connect professors who produce content to those who want to learn as well as to enable remote operations in educational institutions. Additionally, managers, CEOs and entrepreneurs of the sector can use MOOC as a reference when formulating their strategies.
- Moedas complementares digitais e políticas públicas durante a crise da Covid-19(2020) Gonzalez, Lauro; Cernev, Adrian Kemmer; Araujo, Marcelo Henrique de; Diniz, Eduardo H.Programas de renda básica têm sido utilizados em todo o mundo como uma ferramenta para mitigar os efeitos adversos da crise da COVID-19. No Brasil, a implementação de iniciativas federais de renda básica emergencial (RBE) enfrenta um duplo desafio: a logística de distribuição de dinheiro e os critérios de elegibilidade dos cidadãos. No entanto, iniciativas de moedas complementares existem há muitos anos no Brasil, estando associadas especialmente aos bancos comunitários, os quais operam no nível local e possuem conhecimento mais aprofundado sobre as necessidades dos moradores. Este artigo analisa o uso de moedas digitais complementares no enfrentamento de desafios de distribuição de renda. Apresentamos o caso da moeda complementar digital Mumbuca E-Dinheiro, adotada pelo município de Maricá (RJ). Discutimos como esta iniciativa permitiu a distribuição de renda de forma rápida e segura com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19 no Brasil. Sugerimos que, no momento atual, a RBE poderia ser paga através do E-dinheiro, começando pelos municípios nos quais ele já atua e depois se expandindo para os demais. A interoperabilidade com outros atores do ecossistema de pagamentos e articulações com governos locais são medidas adicionais para dar escala ao uso das moedas complementares digitais no combate à crise do coronavírus.
- Mumbuca é dinheiro(2019) Cernev, Adrian KemmerO caso aborda a evolução da moeda social Mumbuca, implantada de forma pioneira no município de Maricá-RJ, a qual foi a primeira moeda social digital do país. Ao longo dos seus seis primeiros anos de existência, a moeda vivenciou importantes inovações tecnológicas e de modelo de negócio, assim como o crescimento expressivo da base de usuários. A tecnologia inicial de cartões magnéticos foi substituída pelo aplicativo e plataforma E-Dinheiro, em um modelo híbrido de dinheiro e pagamentos móveis (mobile money e mobile payments). Serviços foram criados para diferentes públicos da plataforma digital e a moeda social parecia alcançar os objetivos sociais propostos. Entretanto, surgiram novos desafios tecnológicos, de negócio e de governança, os quais requeriam uma postura inovadora de seus gestores. Este trabalho sucede o caso de ensino “Mumbuca: a primeira moeda social digital do Brasil”, publicado na GVcasos vol. 6, n.2, jul-dez 2016, podendo ser utilizado como sua continuação.
- No rastro do blockchain(2021) Cernev, Adrian Kemmer; Moraes, Trícia Karla LacerdaEm 2020, as organizações fizeram mudanças profundas nos negócios em tempo recorde. agora, devem aproveitar para institucionalizar o que deu certo, ampliar oportunidades e repensar o modelo de atuar.
- Nuveo: Ética Digital e Inteligência Artificial para Desafios do Mundo Real(2023) Biondi, Gabrielle Marques Castelo Branco; Cernev, Adrian KemmerEste caso de ensino apresenta o dilema enfrentado pela Nuveo em sua busca por crescer sustentavelmente e consolidar-se no mercado de inteligência artificial do país. Ao identificar a possibilidade de ofertar o uso da sua tecnologia de reconhecimento de imagens para a segurança pública, o fundador da startup depara-se com questões éticas envolvidas com essa oportunidade. Ao contar a história da Nuveo, este caso permite a identificação de princípios e recomendações para o desenvolvimento e uso ético de sistemas de IA, propiciando ainda discussões acerca dos desafios éticos relacionados à transformação digital e seus impactos para os indivíduos, empresas e sociedade. Este caso de ensino foi elaborado para ser aplicado em cursos de graduação e pós-graduação em administração de empresas, administração pública e tecnologia da informação, em disciplinas que abordem ética digital, ESG (environmental, social, and governance) e inteligência artificial.
- Open Finance no Brasil: Levantamento de Desafios e Lições Aprendidas(2023) Targher, Roberto Magri; Larieira, Cláudio Luís Carvalho; Penha, Renato; Cernev, Adrian KemmerCom as constantes e rápidas evoluções tecnológicas, as organizações enfrentam inúmeros desafios para manter sua competitividade em todos os setores. Segundo Murray-Rust (2008) surgiu um componente importante da ciência, o conceito de Open Data, que se refere a dados que podem ser livremente reutilizados e redistribuídos, permitindo o acesso, a reutilização e análise de dados. Neste contexto de abertura ao ecossistema digital e crescente integração, este artigo analisa o movimento conhecido como Open Finance, que significa "Sistema Financeiro Aberto" em português.
- OriginalMy: Blockchain technology and business defying a 20th-century regulation(2020) Moraes, Trícia Karla Lacerda; Cernev, Adrian KemmerBlockchain is the century’s most notable technological innovation that is reshaping all industries. Notwithstanding, the technology needs to achieve maturity and address critical problems to generate real business value. Consequently, blockchain-based new ventures have been dealing with high-technology-associated pressures to enter this modern market. Most of them are still in the platform proliferation stage, struggling to face serious regulation challenges. Alternatively, there are successful cases in which wise strategic choices allowed companies to overcome the challenges and leverage their business successfully – OriginalMy is one of them. It is a Brazilian born blockchain-based venture aiming to decentralise notary and authenticity contributing to reduce excessive bureaucracy and eventually restrain corruption that is relatively common not only in their country but all over the world. This Teaching Case covers how the venture strove against unpredictable and unfavourable situations to fund and develop its blockchain business. It is supplemented by in-depth Teaching Notes where we craft a synthesised theoretical background to support the complex decision-making process through which the Chief Executive Officer defined the company’s fate amid such challenges and uncertainties concerning blockchain technology. The case examines the entrepreneurs behind OriginalMy, its growth, the difficulties it has faced, the upright issues surrounding it and its future outlooks. It draws on theory from high-technology market entry and the inherent pressures of this kind of entrepreneurship, sustained by the strategies and alliances that entrepreneurs can enact to address them.
- Pequenas empresas são um grande negócio!(2021) Cernev, Adrian Kemmer; Menegon, Letícia Fantinato; Lee, Sung JoonA Fidelify é uma empresa brasileira que oferece uma plataforma digital que integra uma ferramenta de fidelidade e um serviço de Customer Relationship Management (CRM) para pequenos e médios estabelecimentos comerciais, a qual recebeu investimento, em janeiro de 2019, de uma das maiores plataformas de serviços financeiros no País. Como consequência, a empresa despertou a atenção do mercado e, em particular, de uma das maiores redes de restaurantes da América Latina. Entretanto, o que poderia ser uma grande oportunidade exigiria mudanças significativas no produto, levando a empresa à sua própria reinvenção.
- Relacional: Easing the Crisis Effects in the Education Sector(2022) Cernev, Adrian Kemmer; Menegon, Letícia Fantinato; Maia, Marta de CamposThis teaching case addresses the need for change in Relacional’s business strategy, driven by the negative effects of the COVID-19 pandemic in the Brazilian educational sector in the first half of 2020. The startup is a software warehouse whose systems seek to solve specific problems of educational institutions, from basic to higher level, such as relationship, attraction, and retention of students. In the midst of a scenario of probable crisis in the sector, the partners seek business alternatives to assist educational institutions while wanting to ensure the growth and continuity of the company itself. Applicable in Entrepreneurship, Marketing, and IT courses in undergraduate and graduate Business Management programs, this case addresses concepts of Information Economy, models of offer and pricing of software.