Coleção de Artigos Acadêmicos

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3227

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    A Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra
    (2015) GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José Afonso
    O constrangimento é uma emoção que emerge em várias situações de compra e de consumo. Faltam estudos que abordem de forma abrangente como o consumidor se comporta no momento que está constrangido. Por isso, o objetivo deste artigo é mapear como o consumidor age durante o processo de compra em situações que geram constrangimento. Para isso, foi escolhido o varejo farmacêutico, onde é possível comprar uma série de produtos que podem causar constrangimento, como preservativos, testes de gravidez, pílula do dia seguinte, entre outros. Como estratégia de investigação empírica, entrevistas em profundidade com 30 balconistas de farmácia e 26 consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo efetuada propiciou a elaboração de um frameworkconceitual e um conjunto de proposições. De acordo com oframework, o consumidor, ao se sentir constrangido, decide se abandona a compra (desistindo ou pedindo para outra pessoa fazê-la) ou se encara a situação; se optar por encarar a situação, toma coragem e desenvolve estratégias para enfrentá-la e terminá-la o mais breve possível. As ações dos consumidores são detalhadas neste framework.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Estruturas Organizacionais e de Marketing: o que Acontece Quando o Novo Segmento é de Consumidores de Baixa Renda
    (2013) Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Giuliana, Isabella
    o segmento de consumidores de baixa renda vem se mostrando uma grande oportunidade de negócios nos países emergentes, com destaque para o Brasil, com o crescimento expressivo do poder de consumo da classe c. a necessidade de atendê-lo gerou uma série de adaptações por parte de muitas empresas. Essas mudanças envolveram todo o mix de marketing, englobando produto, precificação, comunicação e distribuição (ROCHA; SILVA, 2008). ao alterar o mix, as empresas senti ram necessidade de se reestruturar. a forma pela qual as empresas se organizam estruturalmente para atender o consumidor de baixa renda ainda não foi explorada pela literatura. sendo assim, esse artigo tem como objeti vo preencher essa lacuna, buscando entender quais são as adaptações nas estruturas organizacionais e de marketing das empresas que inicialmente tinham o foco em um público, mas que passaram a atingir o segmento de baixa renda. Para isso, o método de pesquisa uti lizado foi a Grounded Theory, uma vez que não havia hipóteses preconcebidas e, ao mesmo tempo, pouca teoria a respeito do assunto. Como resultado, foram encontradas adaptações de estruturas por produtos para estruturas por mercado, criações de novas divisões (áreas, gerências, diretorias e até novas empresas) e o fortalecimento ou desenvolvimento de áreas de apoio ao marketing, como Responsabilidade social, Pesquisa e Desenvolvimento (incluindo novos métodos de pesquisa), Crédito e novos Canais. além disso, ao relacionar as estruturas encontradas às adaptações do marketing mix foi possível encontrar explicações para o motivo por trás de cada uma delas.