Coleção de Artigos Acadêmicos
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Artigo Científico Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro(2021) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz Silva; Henriques, RicardoO desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.Artigo Científico Impacto do projeto jovem de futuro(2012) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaNa última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limi tações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodolo gias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de frequência dos professores.Artigo Científico Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil(2011) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Rosalém, AndrezzaEstudos para países em desenvolvimento relacionados aos efeitos de programas pré-escolares sobre o desenvolvimento infantil normalmente encontram um impacto limitado. Este artigo foi conduzido para conciliar a importância das creches para o desenvolvimento infantil com os resultados empíricos que mostram efeitos pequenos. Usando uma amostra aleatória de 500 crianças em 100 creches no município do Rio de Janeiro, este trabalho procurou associar o desenvolvimento infantil com a qualidade das creches através de uma função custo hedônica, permitindo uma avalição do custo e da efetividade das creches de melhor qualidade. De acordo com os resultados encontrados, o desenvolvimento das crianças que frequentam creches de alta qualidade é maior do que o das crianças que frequentam creches de baixa qualidade. Os resultados também mostram que a qualidade da creche pode ser medida de diversas maneiras, e que cada uma dessas medidas pode ter diferentes custos e impactos também distintos para o desenvolvimento infantil.