Coleção de Artigos Acadêmicos
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Artigo Científico A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil(2009) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.Artigo Científico The relationship between school performance and future wages in Brazil(2014) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste trabalho nós investigamos a relacão entre o desempenho na escola e os salários para os jovens brasileiros. Nós calculamos a média salarial e o desempenho para cada grupo definido por estado/gênero/cor para examinar se a qualidade do aprendizado, medida pelos resultados dos exames de proficiência da geração nascida em 1978 no final do ensino médio (1995), afeta os salários recebidos por esta geração cinco anos depois, medido no censo de 2000. Corrigimos o problema de viés de seleção advindo das migrações e do alto nível educacional da amostra usando o modelo de seleção de Dahl (2002). Além disto, nós utilizamos os insumos escolares como instrumentos para a proficiência. Os resultados mostraram que o desempenho nos exames de matemática de uma geração afeta o seu salário 5 anos depois, com uma elasticidade de 0,3.