Coleção de Artigos Acadêmicos

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    Artigo Científico
    Impacts of product type and representation type on the perception of justice and price fairness
    (2017) GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso; Dimoka, Angelika
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    Artigo Científico
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    Artigo Científico
    Investigando as estratégias de respostas quanto ao boca a boca negativo on-line
    (2020) Fernandes, Roberta Duarte; GIULIANA ISABELLA
    A era digital modificou a forma como as empresas se comunicam e interagem com seus consumidores e intensificou a influência do boca a boca negativo na reputação das marcas. O presente artigo investiga quais estratégias de respostas estão sendo empregadas pelas empresas para proteger a reputação organizacional no ambiente on-line. Para atingir o objetivo do estudo, duas coletas de dados foram realizadas. A primeira consistiu na realização de 10 entrevistas semiestruturadas com gestores de marcas para levantar as estratégias utilizadas para minimizar o boca a boca negativo nas mídias sociais. A segunda foi feita com a coleta de conteúdo das marcas geridas pelas agências disponível nas mídias sociais com o intuito de verificar a presença de outras estratégias além das comentadas. Como principal resultado, observam-se situações em que as empresas preferem se desculpar, ocultar a mensagem, responder inbox ou simplesmente ignorar os comentários negativos dos consumidores.
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    Artigo Científico
    Thresholds Are Everywhere: A Systems Approach to Public Policy
    (2019) Carvalho, Hamilton Coimbra; GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso
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    Artigo Científico
    Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas
    (2018) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Salmonson Guimarães Barros, Lucia
    O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, per mitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolari dade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado, a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos estímulos pessoais dos consumidores.
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    Artigo Científico
    Recovery Satisfaction Construct and Construct-Related: Assessment Measurement from Item Response Theory
    (2019) Hernani-Merino, Martín Nelson; GIULIANA ISABELLA; Vargas, Enver Gerald Tarazona; Mazzon, José Afonso
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    Artigo Científico
    MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.
    (2018) Braga, Farah Diba Mary Anni Abrantes; GIULIANA ISABELLA; Correio, Heidy Rodriguez Ramos
    Nas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais
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    Artigo Científico
    Developing a holistic understanding of consumers’ experiences: An integrative analysis of objective and subjective elements in physical retail purchases
    (2019) Dalmoro, Marlon; GIULIANA ISABELLA; Almeida, Stefânia Ordovás de; Fleck, João Pedro dos Santos
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    Artigo Científico
    Another driver of the Brazilian fuel ethanol supply chain: the consumers’ preferences
    (2017) GIULIANA ISABELLA; Yu, Abraham Sin Oih; Silva, Adriano Maniçoba da; Pegetti, Ana Lucia
    Muitos fatores têm sido discutidos na literatura sobre as causas de obstáculos na cadeia de suprimento do etanol brasileiro, como por exemplo, o baixo preço do petróleo e o preço elevado do açúcar durante a crise financeira de 2008. No entanto, há um importante fator que pode também ser um obstáculo, mas que não foi explorado até o momento, o consumidor. Como motoristas escolhem reabastecer seus carros? Será que a ponta inicial da cadeia conhece os seus consumidores? Neste trabalho tem-se como objetivo demonstrar como os intervenientes da cadeia de fornecimento de etanol percebem as preferências dos consumidores, e compará-las aos fatores que os motoristas de veículos flex brasileiros apontam como relevantes na escolha dos combustíveis. Para isso, utilizou-se uma amostra de anúncios recolhidos a partir de meios de comunicações brasileiros que caracterizam as percepções dos gestores da cadeia de fornecimento e uma amostra com motoristas para entender as ações do consumidor. Como resultado, observou-se que há uma diferença considerável entre as preferências atuais dos consumidores de combustível e as preferências do consumidor percebidas pelas partes da cadeia de suprimento de etanol. A disparidade é provavelmente mais uma das causas do segundo revés na cadeia de abastecimento do Brasil (2009-2012). Com base nestes resultados destacam-se as implicações estratégicas na gestão desta cadeia de suprimentos e também o papel das políticas públicas na melhoria da difusão de etanol no Brasil.
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    Artigo Científico
    The influence of corporate social responsibility on employee satisfaction
    (2016) Barakat, Simone R.; GIULIANA ISABELLA; Boaventura, João Maurício Gama; Mazzon, José Afonso