Coleção de Artigos Acadêmicos
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Artigo Científico Estimating total claim size in the auto insurance industry: a comparison between tweedie and zero-adjusted inverse gaussian distribution(2011) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLARO; Caetano, Marco Antonio Leonel; RINALDO ARTESArtigo Científico Sobrevivência de Empresas Nascentes: Influência do Capital Humano, Social, Práticas Gerenciais e Gênero(2018) RINALDO ARTES; Bertolami, Mariana Carvalho e Silva; Gonçalves, Pedro João; Hashimoto, Marcos; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINIAnalisa-se a influência do capital humano do empreendedor, o seu capital social e a adoção de práticas gerenciais na sobrevivência de empresas em seus primeiros anos de atividade. De forma inédita, verifica-se como o efeito desses fatores varia de acordo com o gênero, masculino ou feminino, do empreendedor. Usando uma base de 2.000 empresas cadastradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), entre 2003 e 2007, foram ajustados dois modelos econométricos para mensurar o efeito dessas variáveis na sobrevivência de empresas nascentes. Os resultados sugerem que a adoção de práticas gerenciais e alguns aspectos ligados ao capital humano do empreendedor podem favorecer a sobrevivência da empresa. O efeito de competências superiores e capital social sobre a sobrevivência foram maiores para mulheres do que para homens. Os resultados sugerem que empreendedoras enfrentam mais barreiras à constituição de novos negócios, exigindo, portanto, configurações distintas de recursos para atenuar essas barreiras e aumentar a probabilidade de sobrevivência das empresas nascentes.Artigo Científico A sobrevivência de empresas nascentes no estado de São Paulo: um estudo sobre capital humano, capital social e práticas gerenciais(2010) RINALDO ARTES; Hashimoto, Marcos; Lazzarini, Sérgio Giovanetti; Mizumoto, Fábio Matuoka; Bedê, Marcos AurélioA literatura tem descrito que firmas menores e mais jovens têm, em geral, maior risco de fechamento do que empresas maiores e já estabelecidas em seu setor. O objetivo da pesquisa aqui relatada foi examinar empiricamente o impacto de três fatores que podem prolongar a sobrevivência de empresas nascentes: o capital humano do empreendedor, seu capital social e a adoção práticas gerenciais após a nova firma ser aberta. Com base na amostra de 1.961 empresas abertas e registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) entre os anos de 1999 e 2003, realizou-se um estudo de cunho quantitativo para verificar a probabilidade de sobrevivência dessas empresas. Algumas variáveis mostraram-se estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de sobrevivência da empresa nascente - dentre elas, o grau de escolaridade do empreendedor e da sua preparação prévia antes de abrir o negócio (relacionados a seu capital humano), a existência de pessoas na família com negócios similares (relacionada a seu capital social) e, principalmente, a adoção de práticas gerenciais tais como a busca de antecipar acontecimentos e a procura por informações relevantes. Esses resultados ressaltaram a necessidade de considerar elementos de diferentes abordagens teóricas visando explicar as chances de sobrevivência de novos empreendimentos.Artigo Científico Does it pay to antecipate competitor reactions?(2008) RINALDO ARTES; Moura, Marcelo L.; Caetano, Marco Antônio Leonel; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Goldberg, Marcelo B.; Silva, César E.Analyzing and anticipating competitor moves has been central to modern competitive strategy. In contexts involving intense interfirm interaction, the value of a particular strategy depends in large part on how competitors will react to it. Despite many developments, anecdotal evidence indicates that the effective use of techniques to gauge decisions based on competitive considerations has been scant in practice. Our paper intends to fill this void. Using data from the auto insurance industry in Brazil, we compare strategies that do and do not anticipate competitor reactions. Basically we show that it does pay to anticipate those reactions. An optimal strategy will explore both demand elasticities and competitors’ patterns of reaction. We show that such “strategic” policy is expected to outperform a “myopic” approach which ignores competitor reactions. We also develop a methodology to compute demand elasticities, reaction functions and numerically compute optimal reaction strategies.Artigo Científico Determinação de rating de crédito de empresas brasileiras com a utilização de índices contábeis(2008) RINALDO ARTES; Damasceno, Danilo Luís; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDIEste trabalho tem dois objetivos diferentes, mas complementares: o primeiro deles é averiguar se as agências de avaliação de crédito vêm sendo mais severas nas análises de empresas brasileiras ao longo do tempo, conforme sugerido em alguns estudos efetuados para o mercado norte-americano. O segundo objetivo está relacionado ao desenvolvimento de uma metodologia de rating, baseada no modelo probito ordenado em painel, que seja capaz de prever, por meio da utilização de variáveis contábeis e indicadoras (dummies), o nível de rating para as companhias que não possuam avaliação alguma de crédito. Os resultados não apontaram evidências de que as agências de ratings vêm sendo mais rigorosas em suas análises das companhias brasileiras ao longo do tempo. Isso permitiu utilizar amostra do período de dezembro de 2000 a dezembro de 2005 para a previsão de ratings. As variáveis Lucro Líquido sobre o Total de Ativos (ROA), Dívida Total sobre o Total de Ativos (DT) e a variável indicadora de presença no Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa - IBOV) foram as que, conjuntamente, melhor explicaram os ratings no modelo proposto.Artigo Científico Determinação de ratings de crédito de unidades de negócios visando estimar o custo de capital de terceiros(2007) RINALDO ARTES; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Sanvicente, Antonio ZorattoArtigo Científico Measuring trust: An Experiment in Brazil(2005) RINALDO ARTES; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Madalozzo, Regina Carla; Siqueira, José de OliveiraFoi demonstrado que medidas atitudinais da confiança, como as empregadas pela World Values Survey ou pela General Social Survey correlacionam-se a variáveis importantes que refletem o desenvolvimento econômico e institucional de um país. Entretanto, Glaeser, Laibson, Scheinkman e Souter descobriram que essas medidas atitudinais tem um baixo nível de correlação com medidas comportamentais da confiança, obtidas a partir de um "jogo de confiança" experimental envolvendo incentivos monetários...