Coleção de Artigos Acadêmicos
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3227
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Artigo Científico Correlation between graphs with an application to brain network analysis(2017) Fujita, André; Takahashi, Daniel Yasumasa; Balardin, Joana Bisol; MACIEL CALEBE VIDAL; Sato, João RicardoThe global functional brain network (graph) is more suitable for characterizing brain states than local analysis of the connectivity of brain regions. Therefore, graph-theoretic approaches are natural methods to use for studying the brain. However, conventional graph theoretical analyses are limited due to the lack of formal statistical methods of estimation and inference. For example, the concept of correlation between two vectors of graphs has not yet been defined. Thus, the introduction of a notion of correlation between graphs becomes necessary to better understand how brain sub-networks interact. To develop a framework to infer correlation between graphs, one may assume that they are generated by models and that the parameters of the models are the random variables. Then, it is possible to define that two graphs are independent when the random variables representing their parameters are independent. In the real world, however, the model is rarely known, and consequently, the parameters cannot be estimated. By analyzing the graph spectrum, it is shown that the spectral radius is highly associated with the parameters of the graph model. Based on this, a framework for correlation inference between graphs is constructed and the approach illustrated on functional magnetic resonance imaging data on 814 subjects comprising 529 controls and 285 individuals diagnosed with autism spectrum disorder (ASD). Results show that correlations between the default-mode and control, default-mode and somatomotor, and default-mode and visual sub-networks are higher in individuals with ASD than in the controls.Artigo Científico PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES(2023) Lopes, Raquel Aparecida; Matos, Carine Gurunga deO presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pósgraduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil.