Coleção de Artigos Acadêmicos

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    Artigo Científico
    Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro
    (2021) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz Silva; Henriques, Ricardo
    O desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.
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    Artigo Científico
    As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
    (2017) Vilela, Lara; Tachibana, Thiago Yudi; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno
    Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.
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    Artigo Científico
    The relationship between school performance and future wages in Brazil
    (2014) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste trabalho nós investigamos a relacão entre o desempenho na escola e os salários para os jovens brasileiros. Nós calculamos a média salarial e o desempenho para cada grupo definido por estado/gênero/cor para examinar se a qualidade do aprendizado, medida pelos resultados dos exames de proficiência da geração nascida em 1978 no final do ensino médio (1995), afeta os salários recebidos por esta geração cinco anos depois, medido no censo de 2000. Corrigimos o problema de viés de seleção advindo das migrações e do alto nível educacional da amostra usando o modelo de seleção de Dahl (2002). Além disto, nós utilizamos os insumos escolares como instrumentos para a proficiência. Os resultados mostraram que o desempenho nos exames de matemática de uma geração afeta o seu salário 5 anos depois, com uma elasticidade de 0,3.