Coleção de Artigos Acadêmicos
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3227
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Artigo Científico Impacto do projeto jovem de futuro(2012) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaNa última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limi tações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodolo gias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de frequência dos professores.Artigo Científico As causas da estagnação educacional recente no Brasil(2007) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOO objetivo deste artigo é quantificar o impacto dos fatores que contribuíram para o aumento e posterior estagnação das matrículas no ensino médio no Brasil a partir de 2003. Em primeiro lugar, acompanhamos a evolução de alguns indicadores básicos de desempenho escolar, como a taxa de escolarização líquida e bruta, a defasagem idade-série e a situação dos jovens no mercado de trabalho, ao longo das sucessivas PNADs entre 1992 e 2005. Em seguida, estimamos um modelo econométrico para explicar o total de matrículas no ensino médio em cada estado/ano como função de uma série de variáveis demográficas e sociais. Finalmente, fazemos simulações para entender o que teria ocorrido com as matrículas caso algumas variáveis-chave tivessem permanecido constantes de 1992 em diante. Os resultados mostram que o aumento das matrículas no ensino médio pode ser explicado pelo aumento na educação das mães, no número de concluintes no ensino fundamental, no tamanho da população em idade escolar e pela redução da defasagem idade-série no ensino fundamental. A posterior estagnação das matrículas a partir de 2003 ocorreu principalmente pela diminuição do número de concluintes no ensino fundamental.